Para democratizar
o acesso às informações sobre investimentos, Casa de análises abriu sua
plataforma, com mais de 150 conteúdos, e lança newsletter nesta quarta-feira
Uma pesquisa realizada recentemente pela casa de
análises Capital Research, com
2.500 pessoas, de todas as regiões do Brasil, mostrou que 70% dos
brasileiros pretendem investir em 2020. Dos 30% que disseram
não ter a pretensão, as “condições financeiras” aparecem como o principal
motivo (52%) para não o fazer. Já “outras prioridades” são a segunda principal
razão, com 38%.
No entanto, apesar do alto índice de intenção de
investimento, o tipo de investimento que atrai 41% dos respondentes é a poupança.
Ações aparecem em segundo lugar, com 38%. “Notamos que embora exista a intenção
de investir, boa parte das pessoas ainda dá preferência à tradicional poupança,
que bateu recorde, no mês de maio, com captação líquida de R$ 37,2 bilhões,
segundo o Banco Central. Diante disso, entendemos que boa parte das pessoas tem um perfil
conservador de investimento e que há um déficit de educação financeira no
Brasil, pois há outras opções de risco tão baixo quanto o da poupança, mas com
rentabilidades bem mais interessantes”, afirma Samuel
Torres, analista-chefe da Capital Research, empresa do grupo
Red Ventures.
À luz dos acontecimentos recentes que envolvem a
batalha de bancos e corretoras pela preferência dos investidores, o
levantamento da casa também revelou que as pessoas ainda estão divididas quanto
às plataformas de investimento: 44% disseram investir seu dinheiro pelo aplicativo
do banco e 37% pelo app da corretora de investimentos. “Mais
importante do que saber quem está certo e quem está errado nessa batalha, o
investidor deve aproveitar a oportunidade para entender como o mercado
funciona. Nesse sentido, para que o investidor tome a melhor decisão possível
seja de como ou com quem investir é preciso que ele tenha acesso a todas as
informações, o que ainda é um desafio no Brasil”, relatou Torres.
Atenta a esse gap do mercado e a fim de
democratizar o acesso às informações de qualidade sobre investimentos, a
Capital Research decidiu abrir sua plataforma e se tornar a primeira
casa de análises 100% gratuita do Brasil em junho. Dessa forma,
todos os usuários que acessarem o portal podem visualizar todo o conteúdo da
casa de análises, fundada em outubro do ano passado. São mais de 150 materiais disponibilizados
gratuitamente, entre relatórios e carteiras de recomendação de analistas
certificados, além de tutoriais.
Fora disso, a partir de hoje, 1º de julho,
a fintech também passa a oferecer, ainda, a newsletter Capital Now,
também gratuita e focada nas mesmas áreas que a casa cobre no site: ações,
fundos de investimento, fundos imobiliários, renda fixa e finanças pessoais.
“Nós pesquisamos as melhores experiências nacionais e internacionais de
newsletter e fizemos várias rodadas de feedback com nossos usuários para
reformular a nossa newsletter, que está mais abrangente, organizada e
interativa. Acreditamos ser um produto completo que ainda não existia no
Brasil”, afirma Breno França, editor-chefe da Capital Research, responsável
pelo novo lançamento.
Tanto a newsletter quanto os conteúdos gratuitos
disponíveis no site possuem uma linguagem simples, que ajuda os investidores a
compreenderem conceitos complexos. A plataforma também passou por melhorias
técnicas inspiradas nas interfaces dos serviços de streaming de filmes e
músicas para que ela ficasse mais intuitiva para os usuários.
A empresa tem como premissa o fato de que quem
precisa ganhar dinheiro é o investidor e que apenas com informação de qualidade
isso é possível.
Capital
Research
www.capitalresearch.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário