Consumidores denunciam que foram vítimas de entregadores de aplicativo de entrega de comida
Procon-SP alerta a população para a
existência de golpes que estão sendo aplicados por meio de entregadores de
aplicativos de comida ifood e Rappi. Do início da pandemia até o mês de julho,
foram registradas 125 denúncias, que juntas somam quase 600 mil reais debitados
indevidamente dos consumidores.
É preciso redobrar a atenção nesse momento de
pandemia, em que criminosos aproveitam a vulnerabilidade das pessoas. De olho
na segurança dos consumidores, o Procon-SP orienta como evitar a situação.
Veja o vídeo que exemplifica um dos tipos de golpes aplicados:
Como funciona
Ao receber comida pelo app de delivery, o
entregador dá ao consumidor uma máquina com o visor danificado - em que os
dados não aparecem - lança um valor bem superior ao correto. Em outra situação,
a pessoa recebe uma ligação do restaurante informando sobre a necessidade do
pagamento de uma suposta taxa de entrega e pede os dados do cartão.
O consumidor só percebe depois que a transação
já foi efetivada e os valores debitados.
Existem ainda outros tipos de golpe, é
preciso ficar atento e desconfiar de algumas situações.
Como evitar
Não utilize máquinas danificadas e confira
sempre e valor digitado no momento da cobrança. Observe se a senha está sendo
digitada na tela certa, lembre-se que o campo de senha mostra apenas
asteriscos, nunca os números digitados.
Não passe os seus dados por telefone ao
restaurante ou ao app.
Responsabilidade das
empresas
Em abril, quando teve conhecimento das
denúncias, o Procon-SP notificou os apps de entrega iFood e Rappi questionando
a situação e buscando uma solução para os consumidores que foram vítimas.
Apesar de as empresas alegarem que os entregadores são profissionais
independentes sem vínculo jurídico-trabalhista, o Código de Defesa do
Consumidor estabelece que o fornecedor tem responsabilidade solidária pelos atos
de seus representantes autônomos.
Na ocasião, o secretário de defesa do
consumidor, Fernando Capez, encaminhou ofício ao Departamento de Polícia de
Proteção à Cidadania - DPPC solicitando instauração de inquérito policial
contra as empresas para averiguação de suas responsabilidades penais com
relação a eventuais crimes praticados por alguns de seus entregadores.
Veja o vídeo
Veja também outros alertas contra os golpes virtuais
que estão sendo denunciados ao Procon-SP.
http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-da-troca-de-cartao/
http://www.procon.sp.gov.br/aviso-ao-consumidor/
Procon-SP
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