Sanofi apoia movimento da Federação Global de Autocuidado e reforça a importância dos hábitos de saúde em meio à pandemia
Julho é o mês do Autocuidado, uma data
essencial para fortalecer a importância do cuidado periódico com a saúde do
corpo e da mente. O movimento, criado pela Federação Global de Autocuidado em
2011, torna-se ainda mais necessário em meio à pandemia da COVID-19. A Sanofi
– maior farmacêutica multinacional do país – apoia a causa e destaca o
benefício que uma atitude proativa e responsável em relação à própria saúde
pode trazer para toda a sociedade.
O autocuidado, segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS), consiste na capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades em
promover a saúde, prevenir doenças, manter uma vida saudável e lidar com
enfermidades – com ou sem o apoio de um profissional de saúde¹. No dia a dia,
trata-se de cultivar bons hábitos que estejam relacionados à prática de
exercícios físicos, alimentação e consumo consciente de medicamentos.
Neste momento, pelo impacto da COVID-19, seja para
quem está atuando home office e em funções essenciais em ambiente externo, é
fundamental a criação de práticas regulares de autocuidado que garantam uma boa
higiene diária, mantendo as mãos, superfícies e roupas limpas, além do corpo
ativo e a alimentação balanceada. Outro pilar importante para promover o autocuidado
é ter atenção a saúde mental, por isso, criar uma rotina diária, com horários
para trabalho e lazer, avaliar as emoções e solicitar ajuda profissional se
necessário, são caminhos vitais para minimizar impactos que a pandemia gerou no
dia a dia.
Atenta sobre a importância imediata da orientação
em prol do autocuidado, a Sanofi endossa a necessidade de um movimento que
fortaleça práticas simples, mas assertivas na busca por mais saúde e qualidade
de vida, sendo uma parceria na jornada de saúde das pessoas.
Autocuidado na Sanofi
Em sua operação, a Sanofi adotou medidas especiais
para que seus colaboradores tenham todo o suporte e segurança necessária, não
só na prevenção da COVID-19, mas em uma rotina de autocuidado em meio à
pandemia, focando em ações para a saúde emocional, social e intelectual.
Frente a essa realidade, a empresa intensificou a
oferta de conhecimento aos times, promovendo edições especiais da Arena do
Saber, rede de aprendizagem colaborativa para a troca de conhecimento entre
funcionários de todas as áreas da empresa. Com uma programação variada e
especial para o período de isolamento, com dicas para a produtividade no home
office, meditação, gestão do tempo, diversidade e maternidade, todos podem
interagir e compartilhar dicas e boas práticas para o período. Já na Quarentena
Fun, os funcionários participam de aulas especiais de atividades físicas e
lúdicas para aproveitar com toda a família.
Também há para todos os colaboradores o canal
Psicologia Viva, para atendimento psicológico especializado e terapia virtual.
A companhia disponibilizou ainda para 100% dos funcionários um sistema de
telemedicina do hospital Albert Einstein, sem custo para os colaboradores, de
forma que todos possam realizar atendimentos remotos e acelerar eventuais acolhimentos.
Sanofi
Referências
1. O que queremos dizer com autocuidado? Organização
Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/self-care-interventions/definitions/en/. Acesso em 23 de julho de 2020.
2. Dia Internacional do Autocuidado. Federação Global
de Autocuidado. Disponível em: https://www.selfcarefederation.org/news-events/international-self-care-day. Acesso em 22 de julho de 2020.
3. Metade da população mundial não tem acesso a
serviços de saúde essenciais, diz relatório. Nações Unidas Brasil. Disponível
em: https://nacoesunidas.org/metade-da-populacao-mundial-nao-tem-acesso-a-servicos-de-saude-essenciais-diz-relatorio/. Acesso em 22 de julho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário