Levantamento do iq mostrou ainda que 48% pretendiam ou têm hábito de usar milhas no planejamento das férias
A pandemia de covid-19 obrigou 30% dos moradores da
região Sudeste a cancelar ou adiar planos de viagem para as férias de julho. É
o que aponta uma pesquisa recente do iq, startup
de serviços financeiros digitais, sobre o comportamento dos consumidores em
relação ao turismo neste mês, período típico das férias escolares. A pesquisa
revela ainda que, entre os que tinham planos de viajar, 48% pretendiam ou têm
hábito de usar milhas no planejamento das férias. Outros 22% declararam não ter
feito planos de viagem para julho.
De acordo com o especialista em finanças pessoais e
cofundador do iq, Fernando Iodice, os dados demonstram a importância do
planejamento das férias de julho por parte dos consumidores. Para explicar esse
raciocínio, ele cita o estudo “10 Tendências Globais de Consumo”, publicado em
2019 pela consultoria de inteligência estratégica global Euromonitor
International[1], que apontou mudanças significativas nas
expectativas dos viajantes. “Os estudos mostram que hoje é mais comum que as
pessoas procurem viagens que sejam experiências transformadoras e imersivas e
não apenas um roteiro de pontos turísticos. Portanto, é natural que, diante de
todas as limitações e medidas de distanciamento social impostas pelo contexto
da pandemia, os planos sejam adiados até que o momento seja mais adequado e
seguro para realizar uma viagem que atenda a todas as expectativas”, analisa.
Iodice aponta, ainda, que o uso de milhas também é
sinal da valorização do turismo entre os hábitos de consumo. “O fato de quase
metade dos respondentes ter declarado utilizar milhas para comprar viagens
demonstra que o planejamento das férias é um item importante para as finanças
pessoais dos consumidores”, ressalta.
Em relação aos destinos nacionais mais cobiçados,
os estados da região Nordeste e o interior de São Paulo permanecem entre os
favoritos para as férias de julho, repetindo a tendência apontada no
levantamento da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) de 2019[2].
Já para viagens internacionais, os países da América do Sul e do Norte
continuam entre os destinos mais citados, seguidos de perto pela Europa.
A pesquisa do iq sobre o comportamento do
brasileiro em relação ao turismo no mês de julho teve 1030 respondentes, em
todo o país, dos gêneros masculino (63%) e feminino (37%), entre 18 e 55 anos.
Do total de respondentes, 59% são residentes da região Sudeste. A pesquisa
ouviu, ainda, residentes de outros 22 estados, como Bahia (5,6%); Paraná
(4,2%); Distrito Federal (4%); Ceará (3,8%); Piauí (3,8%); Santa Catarina
(2,5%); Goiás (2,3%); e demais estados (14,8%).
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