Segundo a
FecomercioSP, o cancelamento da Fórmula 1 é o que registrará mais perdas para o
turismo da capital, em torno de R$ 185 milhões
A cidade de São Paulo, que estava acostumada a
enviar turistas para outras regiões do Brasil, nos últimos anos, vivenciou um
movimento inverso, recebendo mais visitantes – não apenas para negócios, mas
também para lazer.
Com a crise causada pela disseminação do covid-19, as principais atrações que
costumam trazer turistas para a capital foram canceladas ou adiadas. A etapa
nacional da Fórmula 1 e o Réveillon na Avenida Paulista não vão acontecer no
ano de 2020. Já o Carnaval 2021 foi adiado, com a possibilidade de a festa ser
realizada em uma nova data, após a provável aplicação da vacina contra o coronavírus.
Para a FecomercioSP, a decisão é a mais coerente, pois, embora já tenham sido
implantados protocolos sanitários que preveem higienização e distanciamento
social, essas práticas são muito difíceis de serem controladas em eventos desse
porte.
De acordo com o Conselho de Turismo da Federação, o cancelamento da Fórmula 1 é
o que deve ter mais impacto, pois aproximadamente 115 mil visitantes costumam
se deslocar para acompanhar os treinos e a corrida, com movimentação financeira
em torno de R$ 185 milhões, entre sexta-feira e domingo. São gastos com
hospedagem, transporte, alimentação, entre outros. Por outro lado, o
cancelamento do Réveillon na Paulista não deve abalar tanto o setor de turismo,
pois é frequentado por moradores. O evento movimentou cerca de R$ 650 milhões
em 2020, segundo dados do Observatório do Turismo. Para a FecomercioSP, o valor
deve ser realocado para outros tipos de festas particulares, sem perdas
relevantes.
Já o Carnaval paulistano, que tem crescido sistematicamente nos últimos anos –
podendo ser considerado o segundo maior do Brasil –, chega a movimentar cerca
de R$ 900 milhões. Com o adiamento da festa, ainda não é possível prever se
esse montante sofrerá impactos consideráveis.
A Entidade recomenda que os empresários se preparem para oferecer serviços e
produtos para pequenos encontros, criando oportunidades para segmentos como
decoração, vestuário, comidas e bebidas, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário