Algumas empresas têm patinado quando o assunto é a utilização de estratégias digitais para impulsionar o crescimento de seus negócios. O que vou compartilhar com você pode ser o ponto de virada na utilização das estratégias digitais. Estou falando de mais atenção para sua empresa, mais engajamento de sua audiência, mais oportunidades de negócios, mais vendas, mais defensores e advogados para sua marca.
Talvez você tenha
percebido que não utilizei o termo marketing digital, mas estratégia digital. E
isso foi proposital: é mais congruente com o que vou compartilhar e mais
aderente com a mentalidade que desejo despertar visando à prosperidade de seu
negócio.
A estratégia não é
apenas plano e sim a manifestação da cultura organizacional. É também processos
gerenciais de avaliação de contexto concorrencial, visando suprir as
necessidades do cliente. Já o Marketing abraça a noção de identificar e
satisfazer as necessidades humanas e sociais por intermédio de ofertas de
produtos, com a ideia de atingir os objetivos de uma organização. Se for uma
organização com fins lucrativos, podemos resumir esse objetivo ao lucro.
Mas vou além: é sobre
criação de relações de longo prazo com clientes, afinal não se trata de apenas
vender, mas sobre manter e fidelizar esse cliente com intuito de que ele queira
comprar mais e indique e defenda o produto e a marca. Portanto, é foco “no
cliente” e, mais importante, “foco do cliente”.
Portanto, diante
dessas explicações, vamos ao passo a passo de como você pode melhorar a sua
estratégia digital.
Comprometimento do executivo
Primeira questão é que
o sucesso da estratégia empresarial e o sucesso do marketing dependem do
comprometimento dos executivos. Infelizmente, sua empresa não terá sucesso em
suas empreitadas de marketing e, em particular nas empreitadas de marketing
digital, se você não interagir e guiar com sua visão empresarial as equipes de
marketing.
Quer sejam equipes
internas ou mesmo com a terceirização das operações de marketing cumpre uma
interação constante para realinhamentos e adaptações operacionais visando o
atendimento dos objetivos empresariais.
Sua estratégia digital é espelho de sua
estratégia empresarial
Sua estratégia
empresarial precisa estar focada em oferecer a melhor proposta de valor para o
cliente, seja do seu produto ou serviço. O fornecimento de uma experiência
personalizada ao cliente durante toda a jornada dele se expandiu para além do
marketing, incluindo a equipe comercial, atendimento, entre outras áreas da
empresa. Nesse sentido, cumpre melhorar a colaboração com outros
departamentos da companhia.
Nesse novo contexto, o
Marketing não é responsabilidade apenas da equipe de marketing, mas da empresa
como um todo, e a experiência do cliente é o novo campo de batalha de percepção
positiva da marca.
Conheça seu cliente: mais dados e menos
achismos
Por fim, mas deveria
ser o começo, sendo a entrega de uma efetiva proposta de valor ao cliente o
norte das estratégias empresariais e do marketing, o pleno conhecimento desse
cliente seria o pressuposto essencial.
Adele Revela,
fundadora e CEO da Buyer Persona Institute, adverte que as empresas não
conseguem diferenciar seus mercados e criam marketing inespecífico para todos,
ou criam abordagens para segmentos com base em sua própria visão de mundo
centrada no produto.
Nesse sentido, cumpre
observar que é imperioso criar formas de apreender as verdadeiras necessidades
do consumidor. E não precisa de processos caros ou complexos. Uma boa conversa
ou um google forms quase sempre são ótimos começos.
A questão é que a
empresa precisa exercitar a empatia empresarial. Colocar o cliente no centro do
processo de marketing exige, muitas vezes, a cocriação de valor. Esse é o foco
“do cliente” e não apenas “no cliente”.
Segundo Mathew
Sweezey, Diretor de Marketing Insights da Salesforce, esse novo escopo de
marketing tem tudo a ver com a experiência do cliente. “Não é apenas criar um
produto e tentar convencer seus clientes a comprá-lo. Começa com uma melhor
compreensão do que seus clientes realmente desejam e usando essa percepção para
informar o que você está fazendo em primeiro lugar.”
A pesquisa "State
of Marketing" revela que 86% dos líderes de marketing de alto desempenho
acreditam que sua empresa está competindo com base na experiência do cliente.
Essas equipes de topo
têm 2,7 vezes mais chances do que os de baixo desempenho de dizer que o
marketing está liderando iniciativas de experiência do cliente em toda a empresa.
Portanto, o marketing
e a estratégia empresarial incríveis estão assentados em bases simples: o
entendimento do ser humano, a congruência de sua cultura organizacional e o
posicionamento estratégico em face a esse entendimento.
Diante das constantes
mudanças sociais, da revolução tecnológica ou até mesmo diante de uma situação
atípica que estamos vivenciando, como é o caso da pandemia, sua efetividade em
estratégia em um mundo digital depende de uma autenticidade advinda do revelar
de uma cultura organizacional vivida em função de uma proposição de valor
cocriada com seus consumidores.
Temos a emergência de
novas tecnologias, novos canais, novas táticas, mas todas essas ações ainda
não são fundamentais. Não são as chaves do marketing e da estratégia incríveis
e do sucesso empresarial. Elas precisam, antes de tudo, ser a representação
verdadeira de uma mudança de paradigma de fazer negócio, uma forma duradoura,
simples, porém revolucionaria de se fazer marketing.
Anderson Andrade - especialista em Estratégias
Digitais que impulsionam o crescimento dos negócios. Formado em Marketing
pela Uni-Anhanguera e em Executive & Business Coaching pela Sociedade
Brasileira de Coaching, atualmente cursa MBA em Branding, Marketing e Negócios
pela FacUnicamps, é profissional certificado pela ComSchool em Excelência e
Ética nas Redes Sociais, Marketing Digital de Alta Performance, Qualidade no
atendimento ao cliente, Melhoria de processos e Estratégias em E-commerce.
Possui certificações internacionais em otimização da jornada do cliente,
aquisição de clientes, copywriting, automação de marketing, e-commerce, social
mídia e marketing em sistemas de busca pela Digital Marketer.
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