Com os salões de portas fechadas, cabeleireiros recorreram ao auxílio emergencial e outras formas de gerar renda (foto: Denis Jung/Unsplash) |
Estudo da Beauty Fair e da Radar Pesquisas mostra a vontade de retomada dos serviços, a criatividade de reinvenção e como o desemprego e a suspensão das atividades afetaram o segmento
Profissionais de beleza estão entre os trabalhadores mais impactados pela pandemia da COVID-19. Por todo o país, salões de beleza foram obrigados a fechar suas portas por mais de 100 dias e os profissionais viram suas fontes de renda sumirem de um dia para o outro. A Beauty Fair, empresa que atua no desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza do Brasil, realizou uma pesquisa online com sua base visitantes cabeleireiros para identificar quais foram as consequências do fechamento dos salões em suas carreiras.
Foram analisados itens como: o perfil dos profissionais, a forma de trabalho
antes, durante e após a quarentena, os impactos da pandemia no atendimento e na
renda dos trabalhadores, a interação com marcas profissionais no ambiente
digital, como estão os parâmetros atuais de serviços e aquisição de produtos e
a situação do novo normal nos salões com as medidas de segurança obrigatórias.
Entre as constatações, nota-se, por exemplo, que 84% dos cabeleireiros
solicitaram o auxílio emergencial, mas que apenas 39% tiveram acesso ao
benefício de R$ 600. Ainda, 11% responderam que os salões onde trabalhavam
fecharam em definitivo e 47% afirmaram que se sentem seguros para realizar os
atendimentos seguindo os protocolos exigidos para o segmento. A pesquisa foi
realizada com base de visitantes da Beauty Fair, residentes em São Paulo e
Região Metropolitana, entre os dias 14 e 17 de julho, em parceria com a Radar
Pesquisas, empresa de pesquisa de mercado consolidada no setor há 30 anos.
"Este levantamento traz resultados importantes sobre os impactos da
pandemia para os cabeleireiros. Com a suspensão das atividades por mais de três
meses, vimos que muitos negócios infelizmente não resistiram a esta crise e que
milhares de profissionais precisaram se reinventar com urgência. Esta é a hora
de nos unirmos e nos apoiarmos no caminho da recuperação", diz Cesar
Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair. "O setor de serviços representa 70%
do PIB e foi um dos que mais sofreu com as medidas de isolamento social. Os
salões de beleza são motores desse setor, por isso é tão significativo entender
como estes profissionais lidaram com o confinamento e como estão retomando suas
atividades. O desempenho da economia também será afetado pela resiliência e
criatividade deles", completa Joana Belo, sócia-diretora da Radar
Pesquisas.
Perfil
Do total de pessoas que responderam ao questionário, 90% eram cabeleireiros, 4%
gerentes, 4% assistentes e 2% barbeiros. Profissionais baseados na cidade de
São Paulo representam 70% das respostas, enquanto 30% estão na Região
Metropolitana. A média de idade destes profissionais é de 41 anos.
Trabalho
Quanto ao regime de trabalho, 54% atuam como Microempreendedores Individuais
(MEI) e apenas 13% são contratados em regime CLT. Profissionais autônomos
representam 51% dos respondentes, 23% trabalham em salões de terceiros e 22%
são sócios ou proprietários. As respostas também indicaram que 4% ficaram
desempregados durante o fechamento dos salões.
No período em que a pesquisa foi aplicada, terceira semana de julho, 55% já
haviam retomado as atividades no salão. O atendimento em domicílio também
passou a ser uma realidade para 31% dos cabeleireiros, que ainda atendiam em
suas casas ou na dos clientes. Antes da quarentena, 29% já atendiam em
domicílio e, durante, o modo de atendimento foi aderido por 37%. O atendimento
na casa do próprio profissional já funcionava para 30% deste público antes da
pandemia e, agora, 36% indicaram que pretendem manter o tipo de serviço.
Na ocasião, 14% dos profissionais ainda não estavam trabalhando.
Impactos da quarentena
No momento em que responderam à pesquisa, 11% dos profissionais disseram que os
salões em que trabalhavam fecharam permanentemente e outros 22% registraram que
os salões estavam sem funcionar e não sabiam se voltariam a abrir. Para 22% dos
respondentes, o período da quarentena foi utilizado para fazer reformas e
adaptações no espaço.
O medo de se expor ao novo coronavírus é uma preocupação de 40% dos
profissionais no cenário de retomada ao trabalho; já 47% afirmaram que se
sentem seguros seguindo os protocolos de segurança. A ansiedade de retomar as
atividades no salão de beleza foi percebida por 82% dos profissionais
consultados.
Atendimento e renda
A média de atendimento semanal para os cabeleireiros caiu em um terço, se
comparada ao aos índices anteriores à pandemia. Para 52% dos profissionais que
estão atendendo, o volume de clientes está entre 25% e 49%, comparando com
antes da quarentena.
Durante o período de fechamento dos salões, 84% solicitaram o auxílio
emergencial do Governo Federal, no entanto, apenas 39% receberam o benefício. A
pesquisa ainda aponta que 34% ficaram sem renda durante a quarentena.
Os profissionais de beleza viram a necessidade de se reinventar para garantir
alguma fonte de renda. No período, 13% venderam produtos profissionais, 8%
ofereceram a venda antecipada de vouchers para serem utilizados no momento de
retomada dos salões e 4% venderam kits de coloração de cabelos.
A venda de produtos profissionais já era uma prática para 50% dos
cabeleireiros, mesmo antes da pandemia e, durante o período, 4% também passaram
a vender. Em média, os profissionais comercializam 3,7 marcas. Entre os
respondentes, 46% alegaram que não vendem, nem passaram a vender marcas
profissionais.
Interação online
O período de fechamento dos salões foi importante para mostrar a relevância da
presença de marcas no ambiente digital e 92% dos cabeleireiros que responderam
à pesquisa da Beauty Fair interagiram com marcas, seja por redes sociais,
acompanhando lives ou fazendo cursos online. A fidelização do profissional
também se manteve forte e 35% responderam que interagiram com apenas uma marca,
enquanto 26% interagiram com cinco marcas ou mais.
"A Beauty Fair acredita que este formato de interação online com as marcas
veio para ficar e, inclusive, será elemento essencial de valorização dos
eventos presenciais", diz Cesar.
Produtos e serviços
Por algum tempo, canais de venda online foram a única opção para adquirir
produtos e 55% dos profissionais disseram que já compravam por e-commerce; 13%
passaram a comprar durante a quarentena e 32% informaram que nunca compraram por
meios digitais.
Quando perguntados sobre a quantidade de cadeiras disponíveis para atendimento
nos salões, 39% responderam que os estabelecimentos contam com uma ou duas
estações de trabalho, já 22% disseram que os salões possuem três ou mais.
Ainda, 16% dos trabalhadores indicaram que atendem em suas próprias casas.
O preço cobrado pela coloração dos cabelos também apresenta diferenças
importantes. A maioria, 34%, respondeu que cobra entre R$ 70 e R$ 99 pelo
serviço. O valor abaixo de R$ 70 foi apontado por 31% dos cabeleireiros; entre
R$ 100 e 150 foi a resposta de 21% e acima de R$ 150, de 13%.
Neste momento, 48% dos cabeleireiros vão manter o preço dos serviços. Já 10%
disseram que pretendem reduzir os valores e, para 7%, há a tendência de aumentar.
A dúvida ou indecisão sobre o reajuste de preços foi apontada por 35%.
Salão seguro
Medidas de segurança como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e
limpeza do ambiente entre um atendimento e outro foram unanimidade na pesquisa.
A limitação de clientes no local foi apontada por 96% das respostas e o
distanciamento de um metro e meio entre as cadeiras, por 93%. O layout dos
salões também sofreu alterações, com 76% indicando que removeram móveis para
facilitar a circulação.
Com o atendimento exclusivo com hora marcada para evitar aglomerações, 20%
passaram a cobrar o valor do serviço do cliente que faltou ao agendamento. Além
disso, 65% dos locais passaram a medir a temperatura de profissionais e
clientes na entrada.
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