Comerciantes vão se adaptando à nova realidade com faturamento bem abaixo do normal na retomada
Especialista
dá dicas de como retomar a confiança dos consumidores
Bares e restaurantes
espalhados pelo Brasil retomaram suas atividades após flexibilização das
quarentenas. Entretanto, o movimento destes estabelecimentos foi baixo nos
estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, onde o comércio já retomou as
atividades com restrições.
Segundo o Sindicato dos
Lojistas de São Paulo, o comércio paulista teve um fluxo de 10 a 20% do
movimento normal nos primeiros dias. Já no Ceará, onde bares e restaurantes
também foram liberados com restrições, a Associação Brasileira de Bares e
Restaurantes do estado (Abrasel) aponta que apenas 40% dos estabelecimentos
conseguiram voltar logo nos primeiros dias da retomada. No Rio de Janeiro, O
Sindicato de Bares e Restaurantes aponta que, apesar da reabertura permitida
desde o início de julho, cinco em cada 10 bares acreditam que vão demitir
funcionários após a pandemia.
Para Guilherme Satoru,
chef e fundador da Satoru Food Service Consulting (https://www.satorufsc.com.br/),
empresa que propõe aumentar a produtividade nas cozinhas e evitar desperdícios
de alimentos, o momento agora é de retomada não só do comércio, mas também da
confiança dos consumidores. “Momentos de baixíssimo faturamento como este
exigem esforços ainda maiores para que o cliente se sinta seguro em sair de
casa para consumir. Para isto, é fundamental o comerciante investir na
higienização constante no estabelecimento e promover campanhas nas redes
sociais para estreitar relações com seu público”, destaca Satoru.
Satoru também destaca a
importância de evitar desperdícios de alimentos para ajudar no meio ambiente e
não prejudicar o faturamento do comerciante em tempos de crise. Confira:
Organizar trajeto
casa-emprego-caso dos funcionários
Com o objetivo de evitar
maior exposição dos colaborares ao vírus, todo o trajeto que será realizado
entre os funcionários deverá ser bem organizado e administrado pelo
comerciante. Portanto, é importante mapear os meios utilizados por eles para
chegar na empresas e orientar quais os cuidados que devem tomar.
Entre as principais dicas,
o comerciante deve orientar seu funcionário a não realizar o trajeto de
uniforme, utilizá-lo somente dentro da área de trabalho, usar máscara de
proteção durante o percurso e higienizar sempre que sair e voltar do
estabelecimento.
Não desperdice alimentos e
aumente produtividade da equip
Os restaurantes devem
aproveitar ao máximo os alimentos que tem em seu estoque. Além de ser uma
medida sustentável e sempre fundamental, evitar o desperdício também ajuda a
evitar gastos desnecessários em tempos que o faturamento dos estabelecimentos
está baixo.
Um processo usado na
Satoru Consultoria que pode ajudar a cozinha dos estabelecimentos é a Lean
Kitchen, que evita desperdícios de comida na cozinha e também a quebra de
vitrine, que é a falta do produto anunciado. Esse sistema reduz em 80% o
desperdício e reduz a mão de obra em até 15%.
Redobre os cuidados com
higiene
Saber conduzir todo o
processo de venda, preparo do alimento e a entrega - seguindo as recomendações
sanitárias - sempre foram e continuarão sendo obrigatórios para as vendas e
aumento da confiança do cliente. Entre as medidas, estão a correta higienização
das mãos antes e depois da entrega e também da máquina e do cartão após o uso.
Outra forma é permitir a entrada controlada de um cliente por vez, criar um
cardápio online, oferecer porção individual de condimentos, como ketchup e
maionese, e medir a temperatura dos consumidores antes da entrada.
Embora não haja evidências
científicas de que o novo coronavírus possa ser transmitido por meio dos alimentos,
é fundamental aumentar os cuidados para além da operação, como o salão e demais
ambientes.
Promover mudanças na
estrutura interna do estabelecimento
Os restaurantes terão que
de adaptar à nova realidade e proporcionar maior espaçamento entre as pessoas e
evitar aglomerações. É possível determinar limite máximo de 4 pessoas por mesa,
contar com um divisor de acrílico no balcão de atendimento e manter as janelas
sempre abertas.
Agendamento
Se for possível atender
por meio de agendamento, procure oferecer horários que garantam que o
restaurante consiga cumprir os procedimentos de segurança propostos. Além de
proporcionar maior distanciamento entre os consumidores, o agendamento promove
uma boa experiência ao cliente, que se sente mais seguro em ambiente com maior
controle.
Estreitar relações pelas
redes sociais e diversificar opções de entrega e venda
Mesmo com a reabertura,
investir em delivery será fundamental para ampliar as opções de venda. Os
estabelecimentos também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes
sociais, pelo Whatsapp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante.
Para os conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, ser objetivo com o
cliente e quanto menos texto melhor.
Satoru Food Service
Consulting
Nenhum comentário:
Postar um comentário