Já
sabemos que podcasts estão em alta. São arquivos em áudio, disponibilizados em
plataformas de streaming e em sites. Funciona de forma bem parecida com um
rádio, mas com a possibilidade de ouvir na hora que quiser, e usando a internet
ao invés das ondas do rádio. Além disso, podcasts são mais segmentados sobre um
tema. É fato de que é o queridinho do momento. O próprio Spotify considera o
Brasil como "o país do podcast", já que somos o segundo que mais
consome o conteúdo em áudio, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo
com a pesquisa Podcast Stats Soubdbites.
A
grande novidade é que o Spotify, um dos streams líderes no ramo, agora está
adicionando uma nova funcionalidade a seu serviço: os podcasts em vídeo,
garantindo assim uma maior conexão entre o produtor e o consumidor de conteúdo.
A funcionalidade ainda não está liberada para todos, apenas para produtores
selecionados, mas em breve deve chegar para todos os assinantes.
É
claro que, teoricamente, já existe podcast em vídeo, através do YouTube.
Produtores de conteúdo gravam a produção do podcast e disponibilizam no
YouTube. Mas a ferramenta Google tem alguns pontos negativos para os usuários
comuns, e o principal é não poder ver o vídeo em segundo plano (quando você
pode alternar entre os apps, minimizar a tela, bloquear a tela e mesmo assim
continuar ouvindo e vendo a imagem mesmo que em miniatura), funcionalidade que
o Spotify contemplará. No YouTube, a visualização em segundo plano só é
disponibilizada para assinantes Premium.
Para
os produtores de conteúdo em podcasts, fica a dica: com os vídeos, não se
esqueça de respeitar a característica de podcasts, que é fornecer um conteúdo
mais despojado e espontâneo. Então, nada de vídeos superproduzidos, faça com
que seu ouvinte se sinta próximo de você através de seus conteúdos.
Para
gravar podcast, não é preciso muita estrutura, e com vídeos não é diferente.
Mas, é claro, é preciso gravar em um ambiente sem ruídos externos, com boa
iluminação, bom enquadramento de câmera, além de usar microfone e câmera de boa
qualidade.
Maria
Carolina Avis - professora do curso de Marketing Digital do Centro
Universitário Internacional Uninter
Achiles Batista
Ferreira Junior - coordenador dos cursos de Marketing e Marketing Digital do
Centro Universitário Internacional Uninter
Nenhum comentário:
Postar um comentário