quinta-feira, 30 de julho de 2020

O benefício que o autocuidado pode trazer para indivíduos e sistemas de saúde

Sanofi apoia movimento da Federação Global de Autocuidado e reforça a importância dos hábitos de saúde em meio à pandemia

 

Julho é o mês do Autocuidado, uma data essencial para fortalecer a importância do cuidado periódico com a saúde do corpo e da mente. O movimento, criado pela Federação Global de Autocuidado em 2011, torna-se ainda mais necessário em meio à pandemia da COVID-19. A Sanofi – maior farmacêutica multinacional do país – apoia a causa e destaca o benefício que uma atitude proativa e responsável em relação à própria saúde pode trazer para toda a sociedade.

O autocuidado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste na capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades em promover a saúde, prevenir doenças, manter uma vida saudável e lidar com enfermidades – com ou sem o apoio de um profissional de saúde¹. No dia a dia, trata-se de cultivar bons hábitos que estejam relacionados à prática de exercícios físicos, alimentação e consumo consciente de medicamentos.

Neste momento, pelo impacto da COVID-19, seja para quem está atuando home office e em funções essenciais em ambiente externo, é fundamental a criação de práticas regulares de autocuidado que garantam uma boa higiene diária, mantendo as mãos, superfícies e roupas limpas, além do corpo ativo e a alimentação balanceada. Outro pilar importante para promover o autocuidado é ter atenção a saúde mental, por isso, criar uma rotina diária, com horários para trabalho e lazer, avaliar as emoções e solicitar ajuda profissional se necessário, são caminhos vitais para minimizar impactos que a pandemia gerou no dia a dia.

Atenta sobre a importância imediata da orientação em prol do autocuidado, a Sanofi endossa a necessidade de um movimento que fortaleça práticas simples, mas assertivas na busca por mais saúde e qualidade de vida, sendo uma parceria na jornada de saúde das pessoas.


Autocuidado na Sanofi

Em sua operação, a Sanofi adotou medidas especiais para que seus colaboradores tenham todo o suporte e segurança necessária, não só na prevenção da COVID-19, mas em uma rotina de autocuidado em meio à pandemia, focando em ações para a saúde emocional, social e intelectual.

Frente a essa realidade, a empresa intensificou a oferta de conhecimento aos times, promovendo edições especiais da Arena do Saber, rede de aprendizagem colaborativa para a troca de conhecimento entre funcionários de todas as áreas da empresa. Com uma programação variada e especial para o período de isolamento, com dicas para a produtividade no home office, meditação, gestão do tempo, diversidade e maternidade, todos podem interagir e compartilhar dicas e boas práticas para o período. Já na Quarentena Fun, os funcionários participam de aulas especiais de atividades físicas e lúdicas para aproveitar com toda a família.

Também há para todos os colaboradores o canal Psicologia Viva, para atendimento psicológico especializado e terapia virtual. A companhia disponibilizou ainda para 100% dos funcionários um sistema de telemedicina do hospital Albert Einstein, sem custo para os colaboradores, de forma que todos possam realizar atendimentos remotos e acelerar eventuais acolhimentos. 

 

 

 Sanofi

 


Referências

1.    O que queremos dizer com autocuidado? Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/self-care-interventions/definitions/en/. Acesso em 23 de julho de 2020.

2.    Dia Internacional do Autocuidado. Federação Global de Autocuidado. Disponível em: https://www.selfcarefederation.org/news-events/international-self-care-day. Acesso em 22 de julho de 2020.

3.    Metade da população mundial não tem acesso a serviços de saúde essenciais, diz relatório. Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/metade-da-populacao-mundial-nao-tem-acesso-a-servicos-de-saude-essenciais-diz-relatorio/. Acesso em 22 de julho de 2020.


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