Levantamento realizado
pela agência paulistana Fess´Kobbi revela o universo que cerca os 100 milhões
de cães e gatos que moram em lares brasileiros
Uma pesquisa realizada
pela agência de comunicação Fess'Kobbi com 500 donos de cães e 500
donos de gatos, de São Paulo e Rio de Janeiro, traçou um panorama sobre o mercado
de pets. Os dados mostram tendências e curiosidades de um segmento que
movimenta impressionantes 15 bilhões ao ano no Brasil. A pesquisa foi realizada
por smartphones e seguiu a mesma proporção para ambas as cidades: 250 donos de
cães e 250 donos de gatos em cada uma.
Os
números deixam claro que tutores de cães e gatos não se comportam da mesma
maneira. Isso acontece desde o momento de receber o novo membro da família.
Cães são muito mais comprados e costumam ter raça. Já os gatos são adotados e
sem raça definida.
A diferença é enorme: enquanto 32% adquirem um cachorro,
apenas 3% recorrem a esse caminho para ter um gato. E enquanto 85% declararam
que adotaram um gato, apenas 41% disseram o mesmo sobre cães. “Há muitas
informações sobre raças de cães e as pessoas escolhem baseadas nelas. Até pela
natureza mais independente dos gatos, essa é uma preocupação menor em relação a
eles. Mas isso está mudando e o que mais cresce, segundo a pesquisa, é o número
de aquisições de gatos”, explica Victor Vieira, VP de planejamento da
Fess´Kobbi.
Quem
tem gato costuma não parar no primeiro. Já grande parte dos donos de cães
permanecem apenas com um animal e tem o hábito de levá-lo para passear, sendo
que 39% fazem isso todos os dias. O bairro onde se vive é o local onde acontece
a maioria dos passeios: 66% do total. E são os próprios donos que mais se
encarregam dessa tarefa: 65%. Quando os donos viajam, o que acontece com os
gatos? Para 49% o destino é a casa de familiares.
Os donos
de cães e gatos gastam mais do que imaginam. Quando perguntados, os
proprietários de cães dizem que gastam por mês de R$ 51 a R$ 100 (38%), de R$
101 a R$ 200 (37%), de R$ 201 a R$ 300 (26%) e acima de R$ 300 (6%). Além da
ração, os itens mais comprados com maior frequência são shampoo e
condicionador, artigos contra pulgas e carrapatos, remédios em geral,
brinquedos e petiscos. Os números detalhados mostram que os gastos são maiores
para cães. Isso é esperado por haver muito mais itens para eles no mercado. O
instinto mais independente dos gatos faz com que não exista a preocupação de
mimá-los em excesso. Em todos os casos a maioria das compras é realizada em pet
shops no próprio bairro.
Apesar de existir uma
variedade de itens na prateleiras, só há duas marcas conhecidas e ambas do
segmento de alimentação. Elas são também as maiores anunciantes e ainda
investem a maioria do orçamento em TV aberta.
Para a maioria absoluta dos
entrevistados, os pets são importantíssimos em suas vidas. Os dados trouxeram
informações e curiosidades sobre o universo pet, mas acima de tudo deixaram
claro o amor das pessoas por seus pets.
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