O dia da
secretária se aproxima. Junto dele, os já aguardados bombons, flores e
mensagens de agradecimento. Mas você já parou para pensar o quanto essa função
mudou e, mais do que felicitar, é preciso promover a reflexão?
Foi-se o tempo
em que as secretárias cuidavam apenas de agendas, repassavam recados ou
deveriam datilografar de forma ágil, sem “catar milho” para parecerem rápidas e
eficientes. Esse tempo, felizmente, passou.
Hoje este
ofício não apenas secretaria, mas sim gerencia uma atividade, a carreira de
outro profissional ou departamento de empresa. E para isso, várias habilidades
devem entrar em jogo, como a capacidade de liderar equipes, um bom toque de
empreendedorismo, comunicar-se com assertividade, cuidar da imagem corporativa
da empresa e administrar um dia-dia nada tranquilo podem ser um bom começo.
Mas o que faz
essa profissional se destacar no mercado? Sem dúvida três pilares fazem toda a
diferença: a imagem, a postura e a atitude. Você julga um livro pela
capa? Todos nós julgamos, e uma imagem coerente, positiva, aberta a novos
contatos, com equilíbrio entre autoridade e disponibilidade – que quer dizer
formalidade e proximidade sem exageros – é sem dúvida um fator de sucesso. Um
sorriso e o olho no olho têm um poder incrível. Experimente dar um bom dia
positivo, otimista, com semblante leve: a chance de a pessoa corresponder na
sua escala ultrapassa os 80%.
E a postura e
maneira de se comunicar? Quem nunca viu um profissional que excede, que
transita em espaços sem ser convidado ou se coloca em uma redoma, alheio a
convivência de sua equipe? Transformar atitudes inúteis em úteis é um desafio.
Saber observar, exercitar a escuta ativa com poder analítico, liderar uma
comunicação seja pessoalmente, via telefone ou e-mail com personalidade,
estilo, com foco na negociação perspicaz e estratégica, faz a secretária uma
profissional fundamental em todo tipo de segmento.
Mas o mais
importante é a atitude. Não esperar as coisas acontecerem. Uma atitude, motiva.
Um comportamento, expande. E o que é essa tal atitude? É ter entusiasmo,
humildade e curiosidade. Na medida certa, esses três pilares criam uma presença
irresistível, porque o entusiasmo é hipnótico, magnético, a curiosidade
demonstra movimento e novas conexões e a humildade, sem excesso de
autopromoção, sem querer para você o talento de outro, demonstra maturidade e
grandeza.
A profissional
de hoje é aquela que transmite confiança, que faz sentido para a empresa, que
toca as pessoas, que marca com sua personalidade sua maneira de se relacionar
com as pessoas.
E quem disse
que tudo isso não está na agenda de uma boa secretária?
JULIANA ALBANEZ - Personal & Professional Coach,
palestrante e jornalista. Especialista em Comportamento, Liderança Feminina,
Gestão Pública e Comunicação, Juliana já levou suas palestras, treinamentos e
sessões de coaching para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Suas
apresentações já lhe renderam os mais positivos feedbacks, principalmente de
pessoas que deram a volta por cima em suas vidas e carreiras, graças aos seus
conceitos e ensinamentos. www.julianaalbanez.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário