Um
grande solucionador de problemas! Este é o vendedor, uma dos profissionais mais
antigos e numerosos do mundo, que tem seu dia celebrado em outubro, mais
precisamente no dia 1º. É importante aproveitar esse período especial para
lembrar que o mercado não existiria sem as vendas, assim como não haveria
negócios sem pessoas dedicadas a esse trabalho. Ao contrário do que o senso
comum prega, para ser um profissional de resultados na área, não basta apenas
ter um bom papo. Uma negociação bem sucedida exige disciplina, tática e muita
técnica.
Coincidência
ou não, o mês do vendedor é o momento exato para a definição de novas metas e
estratégias. É o momento perfeito para se criar uma relação próxima com o
cliente, para se estabelecer empatia e confiança. Isso faz toda a diferença no relacionamento comercial. É importante atender
o cliente de acordo com perfil, de tratá-lo como ele quer ser tratado. O
diálogo fará com que se conheça melhor o comprador, então priorize a
comunicação, busque fazer perguntas para identificar necessidades e, acima de
tudo, saiba ouvir. Além disso, um comprador bem atendido costuma fazer boas
recomendações, que, por sua vez, podem resultar em novos clientes.
Outro
ponto importante é fugir do óbvio e colocar a cabeça para funcionar. Um
vendedor profissional precisa criar novas oportunidades e propor soluções
inovadoras. Criatividade é um elemento fundamental quando se trata de vendas.
Por isso, tenha cuidado com famosos clichês, que já estão batidos e podem
prejudicar, e busque alternativas para estimular os sentidos dos clientes.
Faça, por exemplo, com que se imaginem desfrutando dos benefícios do produto ou
serviço oferecido.
Um
vendedor também precisa de alternativas para conquistar novos compradores e
administrar os próprios resultados. Tente atingir um ponto de equilíbrio que
beneficie todos, oferecendo mais soluções aos clientes. Utilize indicadores de
resultados e monitore-se diariamente para verificar o que é necessário para
atingir os objetivos almejados. A ideia é utilizar os números como um
gerenciador de resultados, no qual será possível avaliar o ticket-médio das
próprias negociações e ainda avaliar, por exemplo, a quantidade de fechamentos.
Por
fim, vale salientar a importância do networking. Afinal, contatos são sempre
bem-vindos e é importante que saibam quem e o que você é. Vender é uma forma de
se relacionar e manter relações para cultivar oportunidades. Lembre-se que o
conhecimento específico e as habilidades técnicas são os principais
diferenciais de um profissional bem-sucedido, e busque sempre aprimorar suas
qualidades. Vendedor, aproveite este fim de mês para se preparar melhor,
ampliar as vendas e comemorar os resultados em todos os encerramentos de mês.
Otimo conteudo, parabens!
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