Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Planeje o seu futuro



Por que algumas decisões tomadas dão certo? O que fazer com todas as outras que por algum motivo não avançaram? Todos nós paramos em algum momento para refletir sobre nossas vidas, escolhas realizadas ao longo dos anos e o porquê de darem certo ou não.  
Claro que os fatores externos também fazem parte do contexto e, às vezes, mudam o curso de toda uma história, no entanto, a pergunta que proponho aqui é: O que foi feito para evitar que os fatores externos influenciassem nossas vidas?

O que existe é a situação que não foi percebida a tempo. Sucumbimos à tentação de acreditar que existem fatores externos que fogem do nosso controle. É mais fácil acreditar nisso do que perceber que nossas atitudes perante as situações fazem toda a diferença.
Atitude é uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e principalmente de reagir em relação aos acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Existem inúmeras ferramentas para nos auxiliar na tomada de decisão e o coaching pode te ajudar muito. 

Coaching é um processo bem estrutura

O primeiro passo no Coaching é sabermos onde queremos ir. Quando nossa visão é curta e pensamos exclusivamente no hoje, estamos inconscientemente “apertando o piloto automático” e deixando que as coisas sigam seu próprio rumo.

O escritor Eduardo Gianetti, em seu livro “O valor do amanhã”, defende a tese de que quando o indivíduo é imediatista e dá demasiada importância ao que está mais próximo no tempo é, de certa forma, irresponsável. Para ele o futuro chega e cobra seu preço pelo passado despreocupado e sem planejamento futuro.

Por outro lado, existe o “hipermetrope”, o que adia tanto seu viver de hoje que vira um enorme vazio, e desperdiça de oportunidades com o excesso de zelo pelo amanhã.
O importante é que temos que colocar na balança o prazer hoje ou o prazer no futuro e esta decisão também depende da atitude de cada pessoa.

Perguntas como: devemos buscar a satisfação imediata? Ter ou fazer hoje o que desejamos, a qualquer custo? O que quero para minha vida? Onde quero chegar? Que legado quero deixar nesta vida? Sem perceber, aqui estamos nós novamente sendo expostos a tomar infinitas decisões todos os dias.

Sendo assim, o que leva uma pessoa a tomar a decisão certa entre o hoje ou o amanhã? Eu afirmo com toda a certeza: sua visão de futuro, seu ideal, sua atitude.

O modelo de coaching em 4 passos é uma ferramenta elaborada pelo Erickson College – Canadá, que ajuda muito a criar planos de ação para a sua visão de futuro.

Agora é com você! Não deixe para amanhã, visualize o seu futuro eplaneje sua vida com maestria. Seu futuro é sua responsabilidade!


MODELO DE COACHING EM 4 PASSOS
Fonte: Art & Science of Coaching Erickson College

1. O que você quer?
     Qual é o seu objetivo? Por que você quer isso (valores)?

2. Como você pode conseguir isso?
     O que você precisa fazer para chegar lá?
     Que você precisa ser? O que você precisa ter?
     Qual o primeiro passo que você pode dar agora para alcançá-lo?

3. O que pode impedi-lo?
     Obstáculos
     Planos de contingência

4. Como você vai saber que conseguiu?
     Se você já tivesse alcançado, como seria?
     Parâmetros de avaliação e pontos de controle




Fernanda Corrêa - Consultora da Atitude Positiva, Coach e Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados