Estudo aponta que a participação dos pais é
fundamental para incentivar
os alunos na aprendizagem das Ciências da Computação
Embora vivamos a chamada era digital, com mudanças radicais
no cotidiano das pessoas, um estudo mostra grande desconhecimento sobre os
conceitos relacionados às tecnologias de informação e comunicação - TICs: pais não
estimulam seus filhos a estudarem o assunto, jovens não têm interesse em
aprender e as escolas e professores não estão preparados para um processo
eficiente de ensino-aprendizagem.
O estudo foi desenvolvido em parceria pelo Google, Fundação
Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (FECYT, a sigla em espanhol) e a everis,
multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios,
do Grupo NTT DATA. Intitulado "Educação em Ciências da Computação na
Espanha", o trabalho envolveu mais de dois mil alunos, professores,
diretores de escolas e especialistas, com o objetivo de analisar a situação
atual da educação em Ciências da Computação na Espanha, entre estudantes de
seis a 16 anos. Foram identificadas as principais dificuldades no processo
educacional e propostas recomendações para a introdução, expansão e a melhoria
do ensino da disciplina a curto e a médio prazos.
Embora tenha foco no mercado espanhol, o documento sinaliza
alguns aspectos importantes que servem de parâmetro para qualquer país, uma vez
que o uso das tecnologias é global, assim como a necessidade de profissionais
habilitados a desenvolvê-las. No Brasil, o mercado nacional de TI já emprega
mais de 1,3 milhão de pessoas e tem pelo menos 50 mil postos abertos para
profissionais qualificados, mesmo com a crise econômica. Além disso, as
estimativas apontam que o número de vagas deverá chegar a 750 mil nos próximos
quatro anos.
Nesse sentido, o estudo mostra um grande desconhecimento da
sociedade sobre o que é e o que abrange as Ciências da Computação, o que é
considerado uma das principais barreiras para entender a importância e o valor
de aprender a disciplina ainda em idade precoce. Assim, na Espanha, 82% dos
pais e 76% dos estudantes com idades entre 12 e 16 anos não sabem o que é
abordado ou confundem o assunto com outros termos.
A presença ainda baixa da disciplina no currículo escolar é
uma das causas desse desconhecimento, tanto no ensino básico quanto no
secundário. Também é raro o uso de dispositivos digitais e o reconhecimento de
linguagens para programas.
Outro ponto destacado no relatório é o papel dos pais como
potencializadores ou inibidores de vocações computacionais. Apesar de terem uma
percepção positiva da formação em Ciências da Computação, 73% dos pais acreditam
que ela deve ser ensinada na escola, como uma atividade extracurricular. Ainda
há uma porcentagem significativa, de 32%, que não considera o ensino nesta área
uma prioridade, por se tratar de um estudo complexo, o que acaba se refletindo
no interesse dos alunos.
Portanto, o conhecimento e apoio dos pais se revela crucial
para os estudantes se interessarem pelo estudo. Segundo o relatório, 87% dos
estudantes, cujos pais têm uma boa compreensão da tecnologia, mostram-se
mais interessados. Esse percentual cai para 58% quando os pais não
têm o mesmo conhecimento. No caso dos alunos do ensino secundário, 63% dos
inscritos no estudo das Ciências da Computação foram motivados por seus pais.
O relatório "Educação em Ciência da Computação na
Espanha" mostra, ainda, o quanto a percepção da complexidade do ensino em
tecnologias da informação e o interesse mudam com início da aprendizagem. Entre
os estudantes de 12 a 16 anos, que estudam a disciplina, 77% querem continuar.
Dessa forma, a barreira do ceticismo é superada por meio da promoção de
iniciativas que facilitam a introdução do conteúdo.
A diferença de gênero também foi levantada no relatório, que
apontou um menor interesse real pela educação em informática por parte das
meninas, motivado em parte pelas incertezas em relação ao estudo e à
proximidade com outras questões tecnológicas, ligadas a aspectos sociais.
A influência dos pais também é nítida quando se trata do
ensino em Ciências da Computação de meninos e meninas. As meninas que estudam a
disciplina são estimuladas pelos pais, que por sua vez dão mais apoio aos
meninos. Além disso, as meninas percebem que os pais pensam que elas são mais
aptas a estudarem outras disciplinas como as ligadas ao estudo de línguas e
ciências sociais.
O relatório destaca que há um alto uso de dispositivos e
acesso à infraestrutura para atividades na Internet e para a execução de
tarefas relacionadas à aprendizagem em tecnologias da informação e comunicação.
No entanto, os jovens são meros usuários de tecnologia e deixam de adquirir
conhecimentos e habilidades para se aprofundarem na formação.
O documento também aponta a necessidade de se implantar um
plano de melhoria na formação dos professores para ensinarem Ciências da
Computação, como pré-requisito para uma integração efetiva da disciplina no
currículo educacional.
Sobre o Google Inc.
As inovadoras tecnologias de
busca do Google possibilitam que milhões de pessoas em todo o mundo tenham
acesso às informações que necessitam no dia a dia. Fundado em 1998, pelos
estudantes de Stanford Larry Page e Sergey Brin, o Google se tornou um dos
principais ativos dos mercados globalizados. Seu programa de publicidade
segmentada proporciona às empresas de todos os tamanhos resultados expressivos
e uma melhor experiência dos usuários em geral na web. O Google tem sua sede no
Vale do Silício, nos Estados Unidos, e conta com escritórios na América, Europa
e Ásia. Para mais informações visite http://www.google.com.br
Sobre a FECYT
A Fundação Espanhola para a
Ciência e a Tecnologia é uma entidade pública, vinculada à Secretaria de Estado
de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ministério da Economia e
Competitividade. A FECYT realiza atividades de sensibilização com o objetivo de
promover o interesse e a participação dos cidadãos pela ciência, principalmente
os mais jovens. A FECYT também fornece serviços para os pesquisadores e apoia o
Ministério da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na análise e monitoramento
dos indicadores de R+D+I.
Sobre a everis
A everis é uma
multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios,
desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de
terceirização. A companhia, que atua nos setores de telecomunicações, serviços
públicos, financeiros, industriais, de energia, e o setor de saúde, atingiu um
volume de negócios de 816 milhões de euros no último ano fiscal. Atualmente,
conta com quase 16 mil profissionais localizados em escritórios e centros de
alto desempenho em 13 países.
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