Acompanhar o filho até a porta da escola e preparar
o lanche juntos são alternativas que ajudam na adaptação da criança, aponta
especialista
O ingresso na pré-escola é um marco no
desenvolvimento da criança, pois exige adaptação a um novo contexto social,
educacional e emocional. Para os pais ou responsáveis, esse início de ciclo
representa um novo desafio: contar com a escola como parceira para uma educação
de qualidade.
Para Ana Maria Damiani,
coordenadora do curso de Pedagogia da Anhembi Morumbi, integrante da rede
internacional de universidades Laureate, é fundamental que os pais avaliem o
comportamento dos filhos com relação ao ambiente escolar. “Se a criança estiver
se adaptando estará feliz e terá bom rendimento, portanto, é preciso atenção
neste ponto. O baixo rendimento é um indicativo de que algo está errado”,
alerta.
No entanto, a criança,
pela primeira vez na escola, não tem muita noção do que vai encontrar e confia
na família para oferecer a segurança necessária. Para contribuir com a melhor
adaptação, os pais ou responsáveis devem optar por atitudes motivadoras.
Confira as dicas para
lidar com o início do período escolar listadas pela especialista da
Universidade Anhembi Morumbi:
Evite
Pedir detalhes do
primeiro dia de aula o tempo todo;
Prometer
presentes, passeios e mimos para criança que não quer voltar à escola. A
criança não deve receber nada em troca para frequentar a escola, pois isso é
uma necessidade social;
Atrasos. Os
horários de entrada e saída devem ser respeitados, rigorosamente, caso
contrário gera ansiedade, insegurança e receio de abandono;
Não acompanhar a criança até a
escola. Se os pais, por motivos profissionais, não conseguem partilhar desse
momento nos primeiros dias, recomenda-se alguém de confiança da criança;
Ficar preocupados demais e
ansiosos pela volta da escola. Essa atitude acaba passando insegurança para a
criança;
Atitudes impacientes com o
tempo da adaptação. Cada criança é única, a inserção dela é progressiva e a
adaptação escolar deve ser respeitada;
Não comente sobre comportamento
de outras crianças na presença do seu filho.
Atitudes motivadoras que podem contribuir na
fase de adaptação da criança
No primeiro dia de aula, chegue
antes do horário de entrada e faça um tour para conhecer o espaço
escolar;
Por duas ou três semanas,
leve-a até a porta da escola, fique alguns minutos se possível na sala de aula;
Explique o que é a escola, o
que ele (a) irá aprender, sem deixar dúvidas;
Respeite o horário de entrada e
saída da escola, só assim ela vai aprender a dosar o tempo da escola e aguardar
a chegada da família ou responsável tranquilamente;
Incentive a procurar
sempre a professora para criar vínculos afetivos;
Use palavras positivas, por
exemplo, de que a escola é um local de conhecimento e aprendizagem que ele (a)
vai aprender brincando e que todas as brincadeiras poderão ser compartilhadas
com a família e colegas;
Autorize a criança levar algum
objeto de conforto, vai ser mais aconchegante e seguro nos primeiros momentos;
Converse sobre seus sentimentos
e rotinas, é importante a criança saber o que esta acontecendo, esse
comportamento a valoriza como pessoa e promove sua autonomia;
Compartilhe momentos no pré e
pós-escola, escolha o uniforme, prepare o lanche e combine de fazer alguma
coisa prazerosa na volta da escola;
Encare a nova rotina com
segurança, conhecimento e afetividade;
Participe
de todos os eventos que a escola propor. É uma maneira de estar atento aos
acontecimentos.
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