Da
pandemia, surge um novo consumidor que busca constantemente por soluções
onipresentes, novos canais de compra e formas de pagamento.
A pandemia tocou o mundo inteiro e, em 2021,
ficou evidente que estamos mais digitais do que nunca, o que vem provocando
mudanças nos hábitos de consumo e nas preferências de pagamento . A terceira
rodada do estudo Visa COVID-19 Consumer Sentiment revela algumas das
tendência mais atuais às quais devemos ficar atentos na América Latina e no
Caribe.
Os consumidores estão com fadiga da pandemia e
querem sair de casa, apesar das preocupações sanitárias. Para 83% dos
participantes do estudo, o principal destino de compras é o supermercado. As
lojas de departamento vêm em segundo lugar e, na sequência, as instituições
financeiras. O consumo também subiu e 66% dos consumidores dizem ter gastado o
mesmo ou mais nos últimos três meses, contra 49% em julho de 2020.
Isso não significa que os consumidores estão
migrando todo seu consumo para o mundo físico e, sim, que estão aprendendo a
operar em um ambiente mais dinâmico e fragmentado. Estão saindo mais e buscando
formas mais seguras e inteligentes de comprar e pagar. A pandemia provocou
mudanças no comportamento do consumidor - o que antes parecia temporário, está
se tornando permanente, e fazendo surgir um novo consumidor, que compra em
qualquer lugar, a qualquer momento - especialmente se o vendedor oferecer
opções de pagamento por aproximação.
Em lojas físicas, eles têm preferido usar cartões
ao dinheiro (74% utilizam débito, enquanto 53% pagam em dinheiro). Mas assim
como a moeda em espécie, as outras formas físicas de pagar têm sido menos
usadas à medida que os consumidores alteram suas preferências por aproximação e
carteiras digitais. Na terceira rodada do nosso estudo, quando indagados sobre
seus 10 últimos pagamentos em um estabelecimento comercial físico, 48% dos
consumidores disseram ter usado formas de pagamento por aproximação (cartões,
carteiras, vestíveis), ante 23% em abril. As carteiras digitais continuam
ganhando força e 20% dos consumidores dizem usá-las nos pontos de venda.
A tendência de pagamentos por aproximação
confirma os padrões de consumo observados nos dados dos portadores de
credenciais Visa na América Latina e no Caribe. Em novembro de 2020, a
penetração dos pagamentos por aproximação na região ultrapassou a marca dos
15%, o que representa um crescimento anual de 130% na comparação com novembro
de 2019.
Quando analisamos as compras online, vemos que o
interesse pelo e-commerce continua forte - quase metade dos consumidores compra
pela internet uma ou mais vezes ao mês, ao passo que 71% planejam manter a
atual frequência de compras online. Além de terem aumentado o uso de
credenciais de crédito e débito, os consumidores também aumentaram o uso de
carteiras digitais em compras virtuais (26%), pois as consideram os métodos
mais seguros para pagar nesse canal.
O apetite por novas tecnologias de pagamento e a
confiança dos consumidores em novas tecnologias de pagamento também estão
crescendo: 78% planejam usar novas tecnologias de pagamento no futuro e estão
de olho em inovações como compras em redes sociais), transações P2P (de pessoa
a pessoa), pagamentos via aplicativo de mensagem, biometria, criptomoedas entre
outras formas.
A porcentagem de consumidores dispostos a
experimentar as seguintes tecnologias quando estiverem disponíveis se apresenta
da seguinte forma:
• Plataformas de mensagens instantâneas e de redes sociais:
58%
• Biometria: 42%
• Criptomoedas: 25%
• Internet das Coisas: 22%
• Realidade virtual/realidade aumentada: 10%
Com a maior penetração das carteiras digitais na
região, a crescente confiança na biometria e o P2P se firmando como opção de
pagamento, vemos um consumidor muito mais aberto a novos canais de compras e a
novas modalidades de pagamento. Um consumidor que se sente cada vez mais à
vontade para entrar e sair de ambientes de pagamentos digitais na nuvem.
Nesse contexto, precisamos entender que a
experiência de pagamento importa e criar conceitos onde os pagamentos sejam
efetivamente uma ferramenta para empoderar e habilitar o consumidor. As
empresas que se alinharem a essa realidade estarão mais aptas a atender os
consumidores que buscam uma mobilidade e expansão na experiência de compra.
Para atendermos às crescentes demandas desse novo
consumidor, na Visa, apoiamos a inovação de três formas principais:
• Integramos o design em nossa estratégia e colocamos o
cliente no centro de todas as nossas criações para habilitar as melhores
experiências digitais aos consumidores.
• Nossa tecnologia, produtos e serviços estão em constante
evolução e usamos padrões abertos, APIs, conexões em nuvem e tecnologias avançadas
de inteligência artificial e machine learning para entregar velocidade,
confiabilidade, segurança e escala.
• Em nossas parcerias e integrações na
indústria, trabalhamos lado a lado de clientes e parceiros para co-criar a
próxima geração de soluções de pagamento alinhadas com o mercado, resolvendo
assim, problemas do mundo real.
Nossa missão é
simplificar a vida das pessoas oferecendo-lhes maneiras mais seguras,
convenientes e rápidas de pagar, por diferentes meios digitais.
Vanesa Meyer -
vice-presidente de Inovação da Visa América Latina e Caribe.
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