Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

Itens que podem fazer a diferença na compra de um imóvel

Comprar um imóvel é uma das conquistas mais importantes para os brasileiros, que geralmente se concretiza após um longo período de planejamento e economias.

São diversos os fatores que são levados em consideração no momento da escolha, pois a aquisição é de longo prazo, e irá “afetar” diretamente a qualidade de vida/ modo de vida da família/comprador: localização, metragem, áreas de lazer, entre outros.

De acordo com João Leonardo Castro, diretor de Desenvolvimento e Gestão de Produtos da incorporadora SKR, o primeiro ponto importante a se definir é, qual a função do imóvel?

“É preciso entender quais são os desejos de vida e necessidades do futuro morador para superar suas expectativas e entregar o imóvel ideal. Cada projeto tem seu perfil de público (solteiro, casado, com filhos, com pet, etc.) , mas todos têm em comum o desejo pela privacidade, segurança, mobilidade, qualidade de vida e bem-estar”, ressalta.

Segundo João, a etapa entre a procura pelo imóvel ideal até a sua compra não ocorre sem um planejamento financeiro.

“O planejamento financeiro é fundamental para ter sucesso na obtenção do imóvel que realmente está sendo buscado, tanto na hora da aquisição até o momento da quitação da unidade, uma vez que os financiamentos estão bem longos, chegando a durar até 30 anos”, diz ele.

De acordo com João, a localização do imóvel é um dos grandes influenciadores no fator Valor x Venda x Compra.

“O preço do imóvel varia muito de acordo com a região escolhida e são diversos os fatores que influenciam na sua valorização,  como a mobilidade/ facilidade de ir e vir das pessoas, proximidade com principais modais de transporte, ciclovias, avenidas, comércio, escolas, hospitais, shoppings, parques. Por isso, em bairros mais centrais, onde se encontram todos esses diferenciais,  os valores costumam ser mais altos do que em locais mais periféricos”, afirma João.

Condomínio horizontal ou vertical? Casa de rua ou apartamento? Isso entra também dentro dos planos que envolvem o estilo de morar do comprador.

“Os condomínios hoje proporcionam segurança e qualidade de vida sem perder a conexão com o entorno. As áreas comuns se tornam cada vez mais completas, equipadas e bem resolvidas e isso, num mundo pós-pandemia, será essencial, pois os moradores terão tudo que precisam sem precisar sair de casa”.


Apartamento ou Studio?

Depende do perfil do publico! “Os apartamentos Studio e de um dormitório têm serviços que estimulam a vivência nas áreas comuns, que, consequentemente, acabam se tornando extensão de suas unidades compactas. Já os apartamentos com metragens maiores têm como foco a família e disponibilizam áreas de lazer mais voltadas para crianças, adolescentes e adultos”, destaca o diretor.

Na visão de João Leonardo, os condomínios verticais estão renascendo, tendo como base a tecnologia. “Hoje um prédio é um hub de serviços de moradia, oferecendo comodidade, estrutura, facilidade e um novo estilo de vida para as pessoas”, aponta.

O cardápio de serviços vai muito além do que a presença de uma simples portaria. “Por exemplo, o morador da SKR tem através do aplicativo Compass, a gestão inteligente dentro do condomínio, incluindo o controle de entrada e saída de visitantes, chegada e armazenamento de encomendas, agendamento de manutenção, limpeza até a locação de bicicletas, patinetes, entre outros”.


Avaliar a hora da visita

No entanto, o diretor avalia que alguns aspectos importantes são intangíveis, nem sempre qualificados de imediato pelo cliente. “Na hora da visita ao imóvel ou ao decorado, a SKR procura exceder as especificações do projeto, oferecendo maior flexibilidade da planta, ampliação da sala, dos dormitórios, integração dos espaços e a presença cada vez maior da tecnologia”. João Leonardo destaca o papel importante do arquiteto nesse sentido. “É ele quem consegue traduzir esses aspectos nos ambientes, que acabam se materializando lá na frente”. Ele traz como exemplo o sistema de carregamento de bateria para carros elétricos instalados nas garagens dos condomínios da SKR.  “O carro elétrico ainda não é uma realidade no Brasil. Mas no futuro, quando eles passarem a tomar as ruas, nós já teremos essa estrutura pronta para oferecer aos nossos moradores. Isso representa ainda mais valor para aquela unidade no futuro”.



 

SKR Arquitetura Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados