O mundo empresarial está passando por uma enorme transformação digital, fortemente impulsionada pela pandemia. Acompanhar essa tendência não é mais uma escolha, mas sim um requisito para garantir a sobrevivência do seu negócio. Manter uma comunicação próxima com os clientes e lidar com tantas demandas se tornou um desafio para muitos, mas uma solução promissora está despontando no mercado: o Business Messages.
Essa ferramenta é um novo canal de comunicação que
possibilita que o consumidor entre em contato diretamente com uma empresa pela
página de pesquisa do Google. Ao digitar o nome da organização, a plataforma
disponibiliza as principais informações do negócio, como ramo de atuação,
localização, horário de atendimento e, agora, um novo ícone para entrar em
contato através de mensagem.
A ferramenta é compatível com todos os sistemas
operacionais, o que contribui e facilita ainda mais a comunicação entre as
empresas e seu público.
Benefícios do Business Messages
Em meio a um mercado altamente competitivo, ter uma
ampla disponibilidade de canais é a melhor estratégia para facilitar e
estimular o contato entre as partes. Cada organização possui suas próprias
necessidades, e apesar de ser algo ainda novo no mercado, já podemos ver
resultados promissores que o Business Messages traz.
Por parte das empresas, ele possibilita uma melhor
condução da jornada do cliente com a marca, por se tratar de um meio de
comunicação que vai além do que se limitar à troca de mensagens. Com
confirmação de leitura, ele permite o envio de um carrossel completo de imagem,
texto e figurinhas – uma quantidade enorme de features que
beneficia diretamente o engajamento. Como resultado, há a criação de uma
fidelidade com a marca, fator altamente relevante neste mercado competitivo.
Para os clientes, a ferramenta é um pacote completo
de conversação. Além de ser um canal ágil e dinâmico, é altamente abrangente
para qualquer dispositivo móvel e garante alto nível de segurança, uma vez que
a homologação pelo Google traz confiabilidade à marca e evita preocupações de
fraudes.
Tudo isso traz outro enorme benefício para ambas as
partes: permitir que o usuário entre em contato diretamente com a empresa de
maneira prática, sem precisar ligar para o estabelecimento. Para aqueles que
preferem um atendimento humanizado, não há problemas: o Business Messages
também possibilita que a conversa comece por um bot e seja
transferida para um atendente humano.
O Business Messages ainda é uma ferramenta nova que
demanda grande aprendizado para que seja cada vez mais aprimorado. Mesmo assim,
não há como negar que ele veio para agregar agilidade aos negócios. As marcas
precisam se adaptar ao comportamento de seus consumidores e elaborar as melhores
estratégias para garantir uma relação cada vez mais próxima.
Bernardo Borzone - Diretor de Receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
https://www.pontaltech.com.br/
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