O principal erro que vemos no gerenciamento de redes sociais, é a confusão entre Presença digital e Marketing digital. É bastante comum vermos até mesmo no gerenciamento profissional, empresas que marcam presença atuante nos canais digitais, mas não assumem a “ativação”. A razão é simples, a ativação demanda mais investimento, capital intelectual, planejamento, estratégia e interatividade.
Ter uma agenda variada de postagens, um crescimento
de likes consistente, um cronograma de publicações, em si, não é suficiente
para atingir os objetivos de uma campanha que é a conversão, a venda. Devido às
próprias limitações impostas pelo Facebook, uma postagem convencional não
incentivada vai chegar a no máximo 3% a 4% da base de seguidores em uma
Fanpage, diferente de uma postagem no perfil pessoal onde há uma taxa de
curtidas e comentários muito maiores do que em uma fanpage. As razões disso são
diversas e envolvem fatores como:
- Diferença
na ação dos algoritmos do Facebook na classificação da importância entre
uma postagem de perfil e de fanpage
- Qualidade
do seguidores, no perfil o tendência é de que o seguidor tenha maior
afinidade de gostos e proximidade do interlocutor
No entanto para efeitos de marketing digital, o
perfil pessoal – aquele resumido a 5000 amigos – e a Fan Page, podem coexistir
e em cada um deles praticar uma estratégia distinta, o que é importante saber é
que a FANPAGE é para Pessoas Jurídicas e o perfil são para parentes e amigos,
não necessariamente clientes. Isto vale para o perfil do Instagram também.
A Fanpage demanda opinião, planejamento de conteúdo
com mensagens que despertem interesse sobre o produto ou serviço, vídeos,
hashtags e links para um destino que favoreça a conversão. Já a estratégia de
alcance deve ter planejamento meticuloso no que tange ao perfil do que cliente potencial
que se quer atingir.
O Instagram demanda feeling ao planejar o
crescimento com competência, clareza, beleza e profissionalismo e é a chave que
vai garantir primeiro uma boa aderência da marca e depois o aumento gradual das
conversões.
Se você já vem fazendo isso com seus canais
sociais, parabéns! Você tem conquistado PRESENÇA DIGITAL, que não é pouco, é
quase uma obrigação da empresa ter a chance de ser encontrada nos meios
digitais, assim como ter um site de qualidade, sobretudo depois da pandemia
onde muito da busca por produtos e serviços convergiram para o universo
digital.
Agora, MARKETING DIGITAL é outra atuação.
Partamos da premissa de que a empresa já tem os canais digitais criados e
alimentados com um conteúdo planejado. E estes canais digitais são
diversificados e alinhados com as estratégias comerciais da empresa. Facebook,
Instagram, Google Meu negócio, blog, Twitter, Linkedin, Youtube, Pinterest, Tik
Tok, Kwai… Já sei, apareceram canais que você nem conhece. Sim, o universo
digital é um céu com inúmeras galáxias e surgem estrelas que movimentam
plateias descomunais e alinhadas com seus negócios e você nem sabe.
A primeira coisa a ser feita no marketing digital é
escolher os canais que são importantes para o business. Alguns são obrigatórios
como Site e Google Meu Negócio. Se seu negócio não tem um site para ser
ranqueado pelo Google, que possa hospedar um blog, centralizar canais de
contato e nem o Google Meu Negócio- que movimenta as buscas regionalmente-,
considere-se invisível digital. Caso contrário, se você os tem,
centralize-os como destino das tuas campanhas. Todo bom post deve ter um link
para alimentar os que se interessam pelo serviço ou produto.
O passo 2, supõe definir um público-alvo.
Tecnicamente chamamos de personas, saber com o maior grau de precisão quem é
seu potencial público consumidor. É uma parte que requer raciocínio e saber
acertar o alvo.
No passo 3 define-se o orçamento que será
investido. Como todo projeto de marketing, destina-se um percentual de seu
orçamento a ser investido nas ações, no caso do Marketing digital, calcula-se o
tamanho do público que se deseja impactar e as verbas são distribuídas em
plataformas que dão alcance às publicações, alinhadas com os filtros definidos
de personas, geolocalização, interesses, etc.
No passo 4 mensura-se os resultados, afere-se os
canais com melhor ROI e retoma-se o ciclo de planejamento.
A partir do momento em que o marketing digital
essencial está performando bem, é possível ampliar para ações igualmente eficazes
porém de médio e longo prazo como o SEO e o marketing de conteúdo, inbound
marketing, canais alternativos e remarketing, entre outras. Ai sim estaremos
falando de marketing digital e não apenas de presença digital
Osmar Lazarini - engenheiro, gestor de mídias
digitais, estrategista digital com ênfase em alcance e audiência para pequenas
e médias empresas. Atua com Marketing Político digital, marketing digital de
performance e é CEO da agenciatrampo.com.br
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