Doença ainda é cercada de preconceito e muitas pessoas deixam de procurar tratamento por falta de orientação e de diagnóstico correto
Cerca de 140 milhões de pessoas no
mundo sofrem de transtorno bipolar, segundo a Organização Mundial da Saúde,
número que não impede que muita gente ainda desconheça a doença e estigmatize
quem sofra com o problema. Para colaborar na disseminação de informação correta
sobre o assunto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis
pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô,
respectivamente, colocam à disposição do público, nos nichos de incentivo à
leitura das 27 estações, folhetos orientando sobre transtornos afetivos.
O objetivo da ação, realizada em
parceria com a ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e
Portadores de Transtornos Afetivos, é dar visibilidade ao tema, contribuindo
assim para que mais pessoas se informem a respeito e, se for o caso, procurem
orientação especializada para se tratar, ou apoiem quem tem a doença. No
material distribuído há respostas para uma série de questões, abordando os
sintomas e características de quem é afetado pelo problema.
Suspeita-se que o pintor holandês
Vincent Van Gogh tinha transtorno bipolar, segundo a OMS. Por isso a data de
seu nascimento - 30 de março - foi instituída como o Dia Mundial do Transtorno
Bipolar. Com isso, espera-se que as pessoas na mesma situação sejam menos
discriminadas e melhor acolhidas por profissionais de saúde e pela comunidade.
"A ABRATA parabeniza a ViaQuatro e
a ViaMobilidade pela Campanha de Informação sobre o Transtorno Bipolar. E
agradece a possibilidade de levar às pessoas informações de qualidade, que
auxiliem no entendimento e compreensão do que seja o transtorno bipolar,
contribuindo com isso para a melhoria da qualidade de vida de muitos",
observa Marta Axthelm, presidente da ABRATA.
"Nossas estações são mais do que
um lugar de passagem. Estamos sempre à disposição para divulgar ações como
essa, de promoção à saúde, bem-estar e redução de preconceitos",
diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e
da ViaMobilidade.
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