Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de março de 2021

Em meio à pandemia, Agentes Comunitários de Saúde reforçam cuidados com a dengue durante visitas familiares

Chuvas comuns na estação reforçam importância dos cuidados com a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti


Embora sejam registrados em todo o ano, é durante as chuvas de Verão que os casos de dengue geralmente apresentam aumento, em razão, principalmente, da maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. Neste cenário, apesar da pandemia de Covid-19, que naturalmente tem dominado o debate nacional sobre saúde, os cuidados com prevenção, diagnóstico e tratamento da doença não podem diminuir.

Por todo o país, cidades reforçaram o combate e as políticas de conscientização para evitar que os números de infectados sigam crescendo na estação, como no caso do Estado do Paraná, que teve um aumento de 5% nos casos da doença somente entre as duas primeiras semanas de fevereiro.

De acordo com Simone Prado, enfermeira da equipe de Vigilância em Saúde do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", a população tem sido orientada de forma periódica e presencial por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Promoção Ambiental das unidades de saúde sob gestão do CEJAM.

"Durante as visitas, famílias recebem informações de combate à doença e sobre os cuidados necessários para impedir a reprodução do mosquito causador da dengue e de outras doenças, como Zika e Chikungunya", afirma.

Prevenção


A melhor maneira de prevenir a dengue é sempre adotar hábitos como armazenar lixo em sacos plásticos fechados, manter a caixa d’água vedada e não deixar água acumulada em calhas. Também é importante encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar a água de piscinas e espelhos d’água com cloro. Outras medidas, como uso de repelentes, também são recomendadas.

O isolamento provocado pela pandemia fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar de casa, facilitando as visitas e orientações diretas promovidas pelos agentes.

"A presença do usuário em sua residência no ato da visita facilita a inspeção dos profissionais e reforça a importância de sua colaboração em relação ao cuidado necessário para evitar risco de novos focos do mosquito", explica Simone.

Além das visitas presenciais, os cidadãos também contam com ampla presença de cartazes informativos e com orientações nas unidades de saúde, ressaltando o cenário de agravo da dengue durante o Verão.

Sintomas


Nesse sentido, a enfermeira frisa que a orientação às pessoas é para que procurem a unidade de saúde mais próxima caso notem a ocorrência de sintomas da dengue. "Para casos leves, recomenda-se repouso e ingestão de bastante líquido. Na presença de qualquer sinal de alarme, no entanto, deve-se procurar o serviço de saúde imediatamente", completa.

São considerados sinais de alerta para a ocorrência de dengue:

- Febre alta com início súbito

- Dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos

- Dor no corpo

- Perda do apetite

- Manchas vermelhas na pele

- Náuseas

- Vômitos

- Tonturas

- Extremo cansaço

- Dores nas articulações

Alguns desses sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19, em uma análise superficial. Por isso, o encaminhamento a um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento corretos é essencial.



CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados