Profissão
surgiu nos Estados Unidos há mais de 30 anos, no Brasil as primeiras
profissionais surgiram em 2010
Vindo do inglês, ser
Personal Organizer significa ser Organizador Personalizado, ou um Profissional
da Organização. É alguém que domina técnicas para deixar um ambiente organizado
de forma prática e eficiente, otimizando tempo e gastos desnecessários.
A profissão surgiu nos
Estados Unidos há mais de 30 anos, no Brasil no entanto, as primeiras
profissionais surgiram em 2010, quando havia poucas opções de cursos de
qualificação na área.
Contudo, a profissão está
começando a ser descoberta pela maioria da população, e com o avanço da
divulgação nas redes sociais, vem crescendo de forma rápida e ganhando cada vez
mais espaço.
De acordo com a Personal
Organizer, Karen Mascareñas, que está no mercado há 1 ano, a divulgação boca a
boca tem mais alcance do que qualquer outro método. "Quando você prestar o
serviço e o cliente gosta e fica muito satisfeito com o resultado, ele
te indica para todos, mostra fotos, e quando você olha, já está na
casa de familiares, amigos, amigos dos amigos, e assim por diante".
Como funciona?
Um Personal Organizer
começa com uma visita técnica à casa do cliente. É nesse momento que ela vai
avaliar o espaço a ser organizado, conhecer a dinâmica dos moradores da casa,
estudar soluções, e analisar o tempo que levará para executar o projeto.
Somente assim, poderá se chegar a um orçamento.
Em seguida, após o cliente
contratar os serviços começa então a organização, a retirada de tudo aquilo que
ele não usa, separados por categorias. A personal precisa entender a rotina da
família e de quem faz a manutenção do espaço para encontrar soluções funcionais
para cada item.
Segundo Karen, por mês é
possível atender 2 clientes caso seja a organização completa da casa ou
empresa, sendo necessária a ajuda de auxiliares, e até 4 clientes caso sejam
apenas alguns ambientes.
"Nem sempre
precisamos de ajudante para desenvolver um trabalho, às vezes uma, duas, só em
casos de mudança ou de trabalho com acumuladores que precisamos de uma
equipe".
A personal trabalha com os
serviços de organização pós-luto, residencial, corporativo e presta
consultoria.
"Procurei inovar e
trazer um serviço que atenda pessoas enlutadas, para dar comodidade e ajudar
essas pessoas a passarem por esse momento. Porque sabemos o quanto é difícil
perder um ente querido e ter ainda que organizar os pertences dessa pessoa.
Então nós conversamos com a família e separamos o que fica de recordação, o que
pode ser doado e o que vai para descarte", explicou Karen.
Mudança de hábito
Karen é jornalista,
trabalhou em rádio, tv e agências de Relações Públicas por 8 anos, quando aos
30 anos começou a fazer cursos e decidiu ser Personal Organizer. “Quando me
casei meu esposo costumava me chamar de "a louca
da organização", e minha mãe também era muito organizada, e foi assim
que nasceu a vontade de transformar minha mania em profissão”,
contou.
Para a personal,
a organização traz paz e leveza para a vida. Se algo esta bagunçado
em alguma área da vida, ela reflete em tudo que nos rodeia. Quando
a bagunça é organizada, é como se o horizonte ganhasse um novo olhar, um
novo ar, afirmou.
Público que cresce
Segundo Karen, o serviço
de organização tem sido muito procurado, principalmente entre o público
feminino: donas de casa, empresárias, noivas e mães, mas também é estendido ao
público masculino.
Valorização
A personal organizer não é
uma diarista, enquanto a diarista trabalha com a limpeza e manutenção do
ambiente, a personal organizer é quem organiza o ambiente para otimizar o tempo
da família. Por isso, o serviço é tão personalizado e valorizado.
"O organizador faz mais
do que apenas guardar objetos em lugares visíveis, e fazer dobras
personalizadas. O personal organizer é capaz de tirar toda 'tralha' emocional
que o cliente carrega. É um trabalho muito sério, e precisa ser feito por um
profissional certificado e capaz de cumprir com eficácia o conceito organizar e
arrumar", disse.
Profissionalização
Atualmente em São Paulo já
existem empresas que oferecem os cursos de Personal Organizer. Os cursos têm
duração de cerca de três dias a uma semana e são realizados em São Paulo, Rio
de Janeiro, Curitiba, entre outros.
Karen
Mascareñas
Contato: (11) 9.6926-1639
Instagram: @karen_organizer
Fan Page:Karen Personal Organizer
Site: http://karenmascarenas.com
Você me indica algum curso bom online?
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