Comportamento
machista parece coisa do passado porque no mundo atual não cabe mais,
será?
Infelizmente não, ainda existem em nosso país muitas empresas que,
consciente ou inconscientemente, tem executivos que cultivam essa cultura.
Alguns
motivos podemos destacar aqui.
Primeiro
pelo próprio comportamento do executivo principal. Se dá o exemplo, é
normal que os demais acabem tendo o mesmo comportamento.
Outro
aspecto que também contribuiu com isso no passado foi o próprio comportamento
da mulher, influenciada por mente coletiva de seus avós e pais, de que veio
para ser esposa, mãe e dona de casa. A mulher assumiu esse comportamento
e custou para se impor no meio profissional, muitas vezes se colocando numa
situação de inferioridade.
Hoje a
realidade é outra, já temos mães que se destacaram no mercado profissional e
vem influenciando suas filhas com outro modo de pensar e agir. Muitas mulheres
se destacam hoje no mercado profissional assumindo posições que no passado só
os homens assumiam, algumas liderando grandes corporações e mostrando para que
vieram, gerando resultado e destaque para a empresa.
Outro
aspecto importante na eliminação desse preconceito e cultura machista na
empresa é a atuação do profissional de Recursos Humanos. Este tem que ter
uma cabeça aberta e livre de qualquer tipo de preconceito. A própria
profissão exige isso, e deve procurar sempre equilibrar nas posições dentro da
empresa, mulheres e homens. E se notar que existem comportamentos
machistas na empresa, fazer um trabalho de conscientização, evitando que isso
se consolide e gere problemas internamente para as mulheres e para a empresa.
Estamos
vivendo em um mundo totalmente global e digital, em que tudo se conhece e se
compartilha. As pessoas não ficam mais caladas quando se sentem desconfortáveis
com determinadas situações ou atitudes, as empresas precisam ficar atentas a
este comportamento atual.
Outro
aspecto que as empresas não podem ignorar é a nova geração, a dos
milênios. Estes têm outra cabeça, já nasceram no mundo digital e defendem
e valorizam aspectos e valores muito diferentes da geração passada. Por
exemplo, se as empresas cuidam do meio ambiente, qual o propósito da marca e o
quanto se identificam com essa empresa, com os produtos e com a forma como os
disponibilizam no mercado, e até como tratam seus funcionários e como é a
cultura dessa empresa. Uma cultura machista com certeza não será bem vista.
Portanto,
preconceitos, racismo e machismos não cabem mais no mundo atual. Quem
pratica está na contramão da evolução, parou no tempo.
Lyana
Bittencourt – Diretora Executiva do Grupo Bittencourt.
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