Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Como manter a saúde das pernas durante o verão e as altas temperaturas?

Cuidar da saúde das pernas nas estações mais quentes ajuda a prevenir doenças e ter uma vida mais saudável. Médico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular elenca quatro dicas para enfrentar o período


O verão é uma das estações mais queridas e esperadas por muitas pessoas, já que acaba acontecendo, em parte, nas férias. Possui dias quentes e, para muitos, provoca aquela vontade de se movimentar. Porém, a estação também é uma época que deve receber cuidados redobrados, já que as altas temperaturas podem provocar inchaço nas pernas e acarretar outros problemas de saúde.

Quem já sofre de problemas de circulação ou varizes, precisa ter atenção redobrada com os cuidados das pernas nas estações mais quentes. As varizes são consideradas uma das doenças vasculares mais comuns, especialmente em mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% da população apresenta dilatação dos vasos em menor ou maior grau, sendo que mais da metade é do sexo feminino.

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que geralmente surgem nos membros inferiores e seus principais sintomas são, dor nas pernas, cansaço excessivo e veias azuladas. Segundo o médico Gustavo Solano, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, apesar de muito comum, a doença pode ser evitada ou, em casos em que já existem, podem ser tratadas para que sejam amenizadas e não evoluam para casos cirúrgicos.

"É importante sempre estar atendo à saúde das pernas, pois elas fazem um trabalho importante em nosso corpo, muitas vezes até sendo sobrecarregadas com isso. Com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia é possível passar pelo verão sem grandes problemas", afirma.

O especialista também sugere algumas dicas para cuidar da saúde das pernas durante o verão e não deixar de curtir (com cautela) as altas temperaturas.

• Prática de exercícios físicos - Se movimentar é uma prática que auxilia o corpo a levar o sangue até o coração. Como no verão os vasos acabam dilatando com o calor, pode acontecer a concentração de sangue em uma só região e, com isso, a aparição de coágulos. A atividade física auxilia na circulação sanguínea, reduz o inchaço e fortalece a panturrilha, membro responsável por levar o sangue até o pulmão e coração. Caminhadas pelo quarteirão ou exercícios com o peso do corpo, em casa, já são ótimos para evitar as varizes e outras enfermidades, além de ajudar na disposição;

• Uso de meias de compressão - Diferente do que se pensa, as meias de compressão não servem apenas para serem usadas após as cirurgias ou em tratamentos específicos. O acessório pode ser usado para ajudar na prevenção e contribuir para que os sintomas das varizes sejam atenuados. Já que estamos no verão, busque por meias que sejam confortáveis de usar nesta época do ano. Principalmente, que não esquentem as pernas. A SIGVARIS GROUP, empresa líder no mercado de acessórios de compressão graduada, possui diversas linhas, como a Hobby , linha de meias com design mais estiloso e que pode ser usada em diversas situações do dia a dia As meias contam com suave compressão, design moderno, pés anatômicos, calcanhar verdadeiro, adaptação climática, facilidade para calçar e proteção antimicrobiana. Além disso, todos os produtos da companhia possuem a tecnologia Clima Control que garante sensação térmica, podendo ser usada de maneira confortável (sem esquentar) mesmo no verão;

• Beba água - Parece óbvio, mas muita gente acaba esquecendo de tomar água no dia a dia, e principalmente no verão, opta por sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas para se refrescar. A ingestão de água ajuda a diminuir a retenção líquida no organismo, pois auxilia os rins a eliminar o sódio em excesso, facilita a circulação e é fundamental para um bom funcionamento do corpo. Se manter hidratado no verão é fundamental, também, para manter a saúde e a beleza da pele e dos cabelos;

• Se movimente - Muitas pessoas passam horas sentadas ou em pé trabalhando e esquecem de se movimentar algumas vezes no dia. Caminhe entre o escritório, ou em sua casa, se alongue e mantenha uma postura correta. Esses hábitos ajudarão a sua circulação a se manter ativa e evitar os sintomas de cansaço e inchaço nas pernas.

 


SIGVARIS GROUP
https://www.sigvaris.group
https://www.sigvaris.com.br
https://www.programasigmais.com.br/#/
https://www.programasigmais.com.br/#/
https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/
https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil
https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil
https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados