Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O Dia do Orador

As regras de ouro para oradores


O dia do orador é comemorado no dia 27 de janeiro. Um mês muito especial, pois ele abre o ano com uma grande festa: Dia da Confraternização Universal e comporta várias temáticas em seu percurso, tais como a paz, a luta contra o preconceito, saúde e cultura.

Nas pesquisas realizadas, não identificamos quem estabeleceu esse dia e nem o porquê de consagrarem um dia para o orador. Mas, conhecemos vastamente a importância desse papel pessoal, social e profissional na vida das pessoas.

O Dia do Orador tem como objetivo prestar uma homenagem para todas as pessoas que se utilizam da arte de falar em público, da retórica e da eloquência como recursos para suas atividades pessoais, sociais e profissionais. Mas, quem são esses profissionais? Onde estão essas pessoas? Quem são os Oradores?

Atualmente, não existem oradores profissionais, mas, sim, profissionais oradores. Uma boa oratória, hoje, é uma exigência para todas as atividades humanas. Portanto, se você é um profissional que almeja desenvolver um diferencial competitivo, precisará treinar a sua oratória.

Você tem medo ou dificuldades para falar em público?

Você não está sozinho! A grande maioria das pessoas tem medos ou dificuldades para falar em público. O importante, nesse quesito, não é a constatação, mas sim, a busca pelas soluções adequadas ao seu caso.


São duas as questões que precisam ser avaliadas:


Seus medos e dificuldades são motivados por falta de conhecimento e de experiências? Então você precisa investir em seu autodesenvolvimento. Procure cursos apropriados, com profissionais preparados, com métodos eficientes e comprovados. E depois, parta para ação!


Seus medos e dificuldades estão no campo dos bloqueios e traumas? Então, nesse caso, você precisa aliar um treinamento eficiente, assertivo de oratória com um processo terapêutico. Onde você poderá compreender e ressignificar suas histórias compreendendo a origem dos bloqueios e traumas. Efetivamente, você precisa cortar o mal pela raiz.

Dicas de ouro para os oradores

Podemos relacionar 06 dicas de ouro para você se destacar na oratória:

Invista em você – conheça suas habilidades, potencialidades e fraquezas. Invista em suas habilidades e enfrente suas fraquezas com determinação e responsabilidade;

Ame o conhecimento – o (a) orador (a) é um (a) amante do conhecimento, adora estudar, ler e aprender. Mesmo assim, você não sabe de tudo; portanto, aprenda a pesquisar os conteúdos, assuntos e temas com os quais
você vai se apresentar;

Aprenda a organizar, planejar e estruturar seu discurso com lógica, objetividade, coerência e criatividade;

Conheça e aplique as técnicas de comunicação não verbal, através dos seus gestos, posturas, movimentação, expressões faciais e micro expressões. O corpo fala e você precisa dominar essa linguagem;

Conheça, treine e exercite a sua voz. Não existe voz feia e inadequada; existe é voz destreinada. É fundamental um treinamento vocal para passar confiança e credibilidade na voz;

Conheça os recursos, as técnicas e as ferramentas que tornam sua comunicação mais dinâmica, criativa e assertiva. Entre estas, destacamos: recursos visuais e audiovisuais, contação de história ou storytelling.

Sabemos que você, orador, está em todos os lugares onde existam pessoas necessitando de um conhecimento, uma informação, uma palavra de apoio e um sorriso amigo, um atendimento e acolhimento solidário. Seu papel na sociedade é fundamental, você transforma vidas e pode transformar o mundo. Parabéns pelo seu dia e parabéns pela sua dedicação, empenho e desejo de fazer a diferença onde você estiver. Afinal, o sucesso da oratória exige 10% de inspiração e 90% de transpiração.


 


INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser

Sirley Machado Maciel - Analista comportamental, terapeuta e escritora

www.intrepeds.com

Facebook: Intrepeds.Desenvolvimento

sirleym.maciel@gmail.com

Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados