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Prolongamento da crise do novo coronavírus reforça ainda mais a importância do relacionamento para atrair e recuperar clientes
O ano de 2020 foi cheio de desafios, aprend
izados
e incertezas para os empreendedores, mas mesmo com o país ainda mergulhado na
crise do novo coronavírus, é preciso estabelecer novas resoluções para 2021.
Além das metas que irão nortear o novo ciclo, as parcerias para os
negócios serão ainda mais importantes.
Jair Lima, diretor executivo do BNI, especialista
em Coaching e Mentoring de Alta Performance à frente da empresa ViaGestão, há
mais de 15 anos e professor de MBA´s em várias instituições de ensino superior,
explica que o lento e gradual movimento de recuperação da pandemia sinaliza que
é necessário apostar no networking para ampliar os negócios. “Nos tempos
atuais, investir nessa estratégia é uma das ações mais poderosas para
conquistar espaço e resultados”, diz.
A recessão ocasionada em 2020, exige que os
empresários elaborem um planejamento melhor e que tenham atitudes mais
assertivas com relação aos negócios, visto que muitas ações de venda acabaram
ficando para trás. “A carteira de clientes de muitos empresários foi
deteriorada nos últimos meses, por isso agora é o momento certo para buscar
métodos que sejam eficazes para captar mais clientes e aumentar os lucros”,
afirma.
Segundo Jair, o networking profissional feito de
forma correta, organizada e comprovada, possibilita não apenas debater e
construir novos relacionamentos, mas criar novas oportunidades e solidificar
relações para negócios futuros. “Esse por exemplo é o trabalho realizado pelo
BNI, uma organização mundial de networking que está presente em mais de 70
países. Na região são quase 500 empresários fazendo negócios com base na troca
de referências “quentes”, que em 90% dos casos se convertem em contratos
fechados”.
Jair ressalta que este cenário reforça que a cada
dia que passa os empresários começam a entender que networking não é só troca
de cartão ou adicionar todo mundo nas suas redes sociais. “Os profissionais
estão compreendendo que criar uma boa rede de relacionamentos profissionais
implica em saber manter uma rede de pessoas com os mesmos objetivos e
propósitos, podendo ser uma ferramenta muito poderosa de crescimento do
faturamento da empresa”, explica Jair.
Outro ponto importante que o especialista destaca
é que os empreendedores deverão pensar em ações estratégicas que possam ser
solidificadas no próximo ano. “Em 2022, a curva de crescimento da economia deve
ter uma grande alavancagem, exigindo conexões duradouras agora em 2021 para que
novas operações possam ser concretizadas e os lucros aumentados”, conclui.
Jair
Lima - Graduado em Produção pela UNESP e Mestre em
Engenharia de Produção pela USP – São Carlos. Jair Lima é Trainer, Instrutor e
Professor de MBA´s e Pós-Graduação em várias instituições de ensino superior,
como FAAP, IBG, Trevisan Escola de Negócios, FGV, FUNDACE, UniFafibe, em
disciplinas ligadas à Logística, Liderança, Gestão da Qualidade, Gestão de
Suprimentos, Estratégia, Empreendedorismo, Processos Empresariais (BPM),
Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação, Inovação, Gestão de
Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Produção, Alta Performance em Vendas,
Gestão de Carreira e Coaching.
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