Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Vírus da COVID-19 é capaz de curar linfomas? Especialista esclarece

 Caso de paciente com Linfoma de Hodgkin avançado que teria apresentado sinais de desaparecimento do câncer após ser contaminado pelo coronavírus virou manchete pelo mundo; Onco-hematologista ressalta que a história pode abrir caminhos para novas descobertas da ciência - mas isso não significa que o Sars-Cov-2 será usado no combate a tumores



Um estudo de caso publicado recentemente pelo periódico científico British Journal of Haematology chamou a atenção da comunidade médica e público em geral por relatar um caso de dupla cura de um paciente oncológico contaminado pela Covid-19. Segundo o artigo, um homem de 61 anos diagnosticado com linfoma de Hodgkin, tipo de câncer hematológico que se origina no sistema linfático, deixou de apresentar sinais da doença após um período de internação para tratar o novo coronavírus.

O relato aponta que o paciente havia recebido diagnóstico do tumor hematológico em estágio avançado, mas antes mesmo de iniciar as medicações específicas usadas para combater o câncer ele testou positivo para o novo coronavírus. O artigo detalha que por conta de sintomas respiratórios (falta de ar e pneumonia), o homem precisou permanecer internado por 11 dias e neste período, seguindo o protocolo de cuidado estabelecido para este tipo de caso, recebeu exclusivamente o tratamento para Covid. Recuperado, ele passou por novos exames relacionados ao linfoma e definição das terapias a serem adotadas para controle da neoplasia. Contudo, os resultados dessa segunda avaliação indicaram que o homem apresentava uma considerável regressão da doença oncológica. Os médicos analisaram minuciosamente o quadro e o estágio do linfoma de Hodgkin do paciente foi reclassificado como em remissão, ou seja, sem mais nenhum tipo de atividade ou de avanço do câncer.

Para o onco-hematologista Jacques Tabacof, da Oncoclínicas em São Paulo, o fato pode ser explicado por uma forte resposta imune do paciente à infecção por SARS-CoV-2, o que também levou a uma ação antitumoral pelas células de defesa do corpo dele. "Em linhas gerais, é como se o vírus da Covid tivesse ‘acordado’ os soldados de defesa, fazendo com que eles combatessem os dois inimigos de uma só vez", explica.

A reação produzida em resposta à infecção, de acordo com o médico, pode ter ativado as chamadas células T, capazes de "derrotar" o tumor. "Possivelmente, essa infecção viral levou ao estímulo do sistema imunológico do paciente por linfócitos T, células que apelidamos de natural killers (que têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais) ou outros mecanismos imunológicos, o que acabou controlando, pelo menos até o momento, o Linfoma de Hodgkin. Isso não é um absurdo de se pensar, pois na oncologia já foram utilizadas terapias imunológicas como essa, chamadas de estímulos imunológicos inespecíficos. Vale lembrar ainda que, em algumas circunstâncias, no tratamento deste tipo de linfoma pode ser adotado o uso da imunoterapia, que justamente atua na potencialização do organismo para atacar as células do câncer", explica o médico.

Mas Jacques Tabacof alerta: diferente das medicações especificamente desenvolvidas para essa função de estimular a defesa do nosso corpo, não há qualquer tipo de comprovação científica que aponte que o novo coronavírus poderia ter um "efeito colateral do bem" capaz de eliminar um ou mais tipos de câncer. "É essencial que os pacientes oncológicos entendam que não existe benefício decorrente da contaminação pela Covid-19. O vírus, como sabemos, é perigoso e os riscos de complicações geradas por ele são muito elevados. Por isso é importante que fique o alerta: este foi um caso raro e extraordinário que impressiona a todos nós, mas a probabilidade disso acontecer é ínfima. A boa notícia é que a história desse paciente contribui para a análise estratégica de uso de imunoterápicos e as terapias genéticas com linfócito T. Eles têm papel importante no combate ao câncer e as medicações que vêm sendo desenvolvidas tendem a trazer um prognóstico cada vez melhor no controle de tumores como o linfoma", pontua.



Linfomas e seus tratamentos

Os Linfomas são um conjunto de mais de 60 tipos de tumores que têm origem nas células do sistema linfático, essencial para a proteção de doenças. Existem dois grupos majoritários para classificação deles: Linfoma de Hodgkin e Linfoma Não Hodgkin.

"O grupo de tumores classificados como linfoma está entre os 10 tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres na região Sudeste. O diagnóstico precoce é fundamental para alcançar o êxito no processo terapêutico, por isso o esclarecimento à população é essencial", aponta Jacques Tabacof.

Entre os sinais mais comuns da doença estão ínguas - aumento dos gânglios linfáticos ou linfonodos - no pescoço, axilas ou virilha, concomitantemente a sintomas como febre e suores noturnos, fadiga, perda de peso e coceira na pele.

No lado da ciência, o desenvolvimento de novas alternativas de tratamentos para os Linfomas está gerando resultados cada vez mais efetivos. As terapêuticas para combater os linfomas incluem convencionalmente quimioterapia e, ocasionalmente, radioterapia. O transplante de medula óssea pode ser também uma alternativa, dependendo do caso. Mas para os que não respondem a essas opções, a medicina tem avançado nos últimos anos com uso da terapia celular.

"A terapia com células CAR T é a principal novidade da área. Altamente especializadas, foram desenvolvidas a partir de uma modificação genética das células do próprio paciente, que são reprogramadas em laboratório para se tornarem capazes de atacar especificamente o tipo do câncer do paciente. Elas inclusive já foram aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration), órgão regularizador do setor nos Estados Unidos", diz o onco-hematologista da Oncoclínicas.

Ele destaca que essa opção de uso de células de defesa do próprio paciente para combater a doença está trazendo resultados animadores para aqueles que não apresentaram resposta a outras alternativas de tratamento. Aliada ao diagnóstico precoce, a adoção dessas avançadas técnicas da medicina de precisão despontam como a chave para aumentar os índices de respostas positivas no controle do câncer e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados