Qual é o segredo para ter uma vantagem competitiva maior na hora de prospectar clientes? Seguir uma fórmula pronta não é eficaz e, por isso, um fator é essencial para estar à frente dos concorrentes: informação. A inteligência de mercado é uma arma poderosa para se utilizar na sua estratégia empresarial.
Ter sucesso nas vendas tem se tornado uma tarefa
cada vez mais difícil. Com o constante progresso da tecnologia e da inovação,
surgem novos modelos de negócio e é preciso elevar a régua para conquistar a
maior fatia do mercado.
Fazer isso sem o auxílio de dados e de recursos
tecnológicos é muito mais complexo. Desde a criação dos primeiros sistemas de
CRM (Customer Relationship Management), as soluções para prospecção de novos
clientes só evoluíram.
Além disso, mais do que gerenciar clientes, é
preciso entender as tendências e o comportamento do mercado, conhecer a fundo
os clientes atuais e aqueles que são potenciais, e também cultivar uma busca
contínua pela compreensão do seu segmento de atuação.
É preciso muito mais do que um conhecimento
completo da sua empresa ou produto. E, para isso, é essencial olhar para fora.
Afinal, quando as oportunidades estão claras e identificadas pela equipe de
vendas, a abordagem com certeza é muito mais assertiva.
Como vantagem, há a economia do tempo da equipe e
muitos outros benefícios. Entre eles, estão a identificação mais eficaz de
gatilhos de vendas e de clientes em potencial.
Para aproveitar o potencial que a inteligência de
mercado oferece, é preciso aliar tecnologia, dados e uma equipe que seja
possível de interpretar as informações disponíveis.
Aperfeiçoar o conhecimento por meio dos dados e
fundi-lo com a estratégia da empresa é extremamente importante. Por isso, é
preciso que o posicionamento de mercado e objetivos estejam muito bem
estabelecidos.
Outro ponto indispensável é a necessidade de se ter
um planejamento e KPIs bem definidos. Para que isso seja possível, os dados
precisam estar estruturados e fáceis de serem interpretados. Ter uma ferramenta
tecnológica que ofereça uma visão completa do mercado é essencial.
A principal tendência para o futuro, especialmente
no comércio exterior, é o uso de inteligência de mercado e a análise de dados
para gerenciar os processos de importação e exportação de ponta a ponta. A
LogComex, provedora de soluções e aplicações para toda a cadeia do segmento,
dispõe de uma plataforma de inteligência para prospecção de clientes de
importação. A solução oferece uma ampla visão do mercado de importação,
com as informações de market share e indica o possível importador.
É possível pesquisar o mercado de um produto
específico e, com base no conjunto de dados apresentados, captar novos
clientes. Entre os principais recursos de inteligência de mercado que a
plataforma oferece, os dashboards possibilitam a análise dos principais
importadores e fornecedores do mercado. Esses dashboards também mostram o
cenário da importação ao longo do tempo e oferecem o ranking das principais
unidades de prováveis importadores, unidades de desembaraço e NCMs. Além disso,
a plataforma aponta sobre os valores FOB para análises mais detalhadas.
Plataforma LogComex - http://www.logcomex.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário