Pesquisar no Blog

sábado, 30 de janeiro de 2021

Você acha que cuida do seu cabelo corretamente?

Cuidar corretamente do cabelo não é uma tarefa fácil. Muitas vezes pensamos que estamos seguindo todos os passos para que nossas madeixas fiquem saudáveis e bonitas, mas na verdade estamos prejudicando-as ainda mais. Conheça algumas dicas do que não se deve fazer com o seu cabelo.


1 – Não entre na piscina com o cabelo seco

Quando você entra na piscina com o cabelo seco, ele acaba absorvendo toda a química presente na água, danificando a fibra.. O ideal é que você entre na piscina com o cabelo bem molhado e com protetor solar para minimizar os danos.

Se você é muito loira, o cuidado é maior, pois devido a cor ser azul do sulfato de cobre e seus fios serem mais dourados por serem loiros, acaba criando uma terceira cor: o indesejado verde! O ideal é procurar um salão para usar o produto adequado para remoção.

Uma dica caseira emergencial é passar ketchup ou extrato de tomate no cabelo, uma vez que na colorimetria, a alta concentração de vermelho neutraliza a cor verde.


2 – Não prenda o cabelo molhado, nem durma com ele molhado

Quando os fios estão molhados, a queratina fica mais amolecida e o fato de prender acaba deixando os fios amassados e fragilizados podendo haver até uma quebra.

Isso porque ao prender o cabelo molhado cria-se um ambiente abafado podendo mudar a microbiota e aumentando as bactérias, causando várias doenças do couro cabeludo.


3 - Não durma com o cabelo solto

Quando solto, o atrito da fibra com o lençol acaba trazendo um desgaste muito grande, aumentando o aparecimento de pontas duplas e a porosidade do fio.

Portanto, especialmente para cabelo comprido ou cacheado, prenda-o delicadamente com grampo ou com elástico de tecido para não judiar do fio ou use uma touca de cetim e passe antes um finalizador ou um óleo.

Uma dica se quiser deixar seu cabelo impecável pela manhã, é a touca tradicional, onde você prende todo o seu cabelo para um lado com um grampo e depois inverte. É uma maneira saudável que está ressurgindo, sem a necessidade de uso de químicas e equipamentos modeladores.


4 – Não lave os fios

O shampoo é feito para lavar o couro cabeludo e ao enxaguar, ele entra nos fios e remove a sujeira. Para quem tem raiz oleosa, exceto para os cabelos quimicamente tratados, cuja a ponta também é ressecada. Portanto, se lavar o fio com o shampoo transparente lavando somente  o couro cabeludo  e entre com um bom tratamento para os fios!

Se a raiz for mais seca você pode usar shampoo hidratante. Esse tipo de cabelo permite usar produto para limpeza hidratante, mas não significa que o fio precise dele.


5 – Quando devo usar máscara e condicionador

Enquanto a máscara é para tratamento e age no interior do fio, o condicionador age somente na cutícula (parte mais externa). Dessa forma, apesar de ser importante ter os dois é preciso dosar o uso. Se o cabelo tem química precisa mais da máscara do que do condicionador para tratá-lo. A quantidade de vezes específica para o uso da máscara vai depender de cada cabelo. É preciso fazer uma avaliação com um profissional.

Caso o cabelo seja mais natural, o condicionador é o ideal para manter a hidratação e tratar com o uso de máscara de maneira menos frequente.


6 – Pode lavar o cabelo todo dia

Não tem problema lavar todo dia, especialmente para quem pratica atividade física que sua e precisa higienizar o couro. Contudo, use produtos que hidrate os fios, evitando secador.


7 – Evite excesso de uso de secador

Secar o cabelo todas as vezes que lavá-lo não é saudável. Também evite fazer escova porque resseca muito a fibra do fio. Use o secador com um protetor térmico somente para tirar o excesso da água e estilizá-lo quando necessário. Evite chapinha.

 



Jéssica Yansen - sócia-proprietária do Espaço J, em Vinhedo. É especialista em tratamento capitar e em formação em terapeuta capilar, que cuida do coro cabeludo e toda a estrutura do fio do cabelo. É cabeleireira formada há 12 anos e tem especializações pela Wella e Keune, em coloração, descoloração e corte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados