Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Especialista da Geekie esclarece as principais dúvidas de estudantes, pais e responsáveis sobre o Enem Seriado

Psicóloga, mestre e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), Camila Karino - diretora pedagógica da Geekie - esclarece quais são as principais dúvidas de pais e responsáveis sobre as reais mudanças do Enem Seriado.

 O Ministério da Educação e da Cultura (MEC) anunciou, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que começará a aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado em 2021. Na prática, essa mudança – que integra o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – representa que os estudantes do Ensino Médio farão uma prova ao fim de cada ano do ciclo escolar. Com isso, o ingresso no ensino superior será o resultado da média das três notas. Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie, responde as principais dúvidas de estudantes, pais e responsáveis sobre o impacto do Enem Seriado. A especialista analisa, ainda, a Reforma do Ensino Médio.

Segundo Camila, diante de um grave quadro de evasão escolar no Brasil, o desafio tem sido superar a barreira da falta de interesse e de engajamento dos estudantes, tornando a escola mais significativa do ponto de vista do aluno. “Quando pensamos no Novo Ensino Médio, a elaboração de itinerários formativos que unam as demandas do mercado e da vida aos interesses dos estudantes tem como uma das justificativas a troca de um currículo engessado por novas possibilidades de estudo”, afirma. De acordo com ela, se antes o aluno percorria três séries do Ensino Médio com um currículo fechado e sem opções, com a reforma, esse estudante tem a possibilidade de criar diversos ambientes de aprendizagem, ou seja, pode escolher algumas disciplinas. “É importante que pais e responsáveis saibam que a Reforma do Ensino Médio é o primeiro passo para transformar o processo de ensino e aprendizado; ela tem o potencial real de tornar a escola – na percepção do aluno – mais significativa”, reflete. Esse novo significado, na opinião de Camila Karino, está refletido, também, no ENEM Seriado.

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ENEM SERIADO  

#1 |Quando começará o Enem Seriado?

O Enem Seriado deve começar em 2021, com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio; os alunos farão a primeira prova no final deste ano e, em 2022, devem fazer uma nova prova com conteúdo do segundo ano. Em 2023 – quando estiverem cursando o terceiro ano e ao concluírem a terceira prova – terão acesso a uma média de desempenho nas três avaliações. Sobre a nota, ainda não está definido se haverá pesos diferentes para cada uma das provas e como será conduzido, caso o estudante não realize algum dos exames. É importante ressaltar que, hoje, o Enem tradicional e os vestibulares continuam valendo como acesso ao ensino superior.

#2 |Quais serão os conteúdos avaliados em 2021?

O Conselho de Secretários de Educação (Consed) definiu que, neste ano, serão avaliados conceitos de Português e Matemática. A previsão é a de que outras disciplinas da parte comum – assim como habilidades previstas para os itinerários formativos do Novo Ensino Médio –, sejam avaliadas ao final do terceiro ano do Médio, em 2023.


#3 | O Enem Seriado vale para o Prouni e Fies?

A pontuação do ENEM Seriado, também, poderá ser utilizada em diferentes processos seletivos – incluindo o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A expectativa é que a nota do Enem Seriado seja, também, usada no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o país. Mas, essa medida dependerá da adesão das universidades, que têm autonomia para ofertar vagas pelo SISU.


#4 |Qual é a diferença entre o ENEM Seriado e o tradicional?

O Enem tradicional avalia o conteúdo de todo o Ensino Médio em dois dias de provas, enquanto o Seriado avaliará o conteúdo de cada ano, assim que o estudante finalizar cada uma das três etapas. Os alunos poderão fazer os dois exames – que serão em datas diferentes. Na prática, poderão concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos. Haverá um percentual de vagas reservado para o Enem tradicional e um percentual para o Seriado.


#5 | O Enem Seriado é o novo Saeb?

O Enem Seriado integra o novo Saeb. Até 2020, a prova era aplicada a cada dois anos, com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2021, as provas do Ensino Fundamental terão as quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas; ele passará a ser anual. 


#6 |Como será implementado o novo Saeb?

Neste ano, o Saeb será aplicado no segundo ano, quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental e nas primeira e terceira séries do Ensino Médio. A cada ano, novas séries/anos serão incorporados na avaliação até que haja cobertura total da educação básica.


#7 |O Enem Seriado já reflete a matriz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio?

Sim. O artigo 5º da portaria recentemente publicada, destaca que o Saeb passará por “ajustes técnico-pedagógicos com vistas a implementar os avanços da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o novo Ensino Médio.” Isso traz à tona a importância de as escolas da rede pública e privada já estarem no processo de reformulação do segmento para preparar estudantes também para este novo formato do Enem Seriado. Como o Enem Seriado deve ser aplicado já em 2021, os conteúdos cobrados na prova devem refletir uma matriz estruturada a partir dos documentos citados no artigo da portaria.

 

SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. 

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados