Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Autossabotagem: A real importância do autoconhecimento

Nosso inconsciente tem inúmeras formas de reagir a situações que nos proporcionam a sensação de estresse e medo. Algumas delas são estratégias defensivas instintivas acionadas por nosso subconsciente e que são prejudiciais a nós mesmos e à realização de nossos objetivos como, por exemplo, a autossabotagem.

 
A autossabotagem é um mecanismo que nos afasta dos nossos objetivos, por isso, é importante reconhecer quando ela está agindo sobre nós.
 
Por isso, é importante saber reconhecer quando estamos nos autossabotando e entender a real importância do autoconhecimento.


 
Mas como funcionam essas estratégias defensivas?
 
A autossabotagem é um conjunto de ações defensivas, processos dinâmicos e inconscientes promovidos pelo nosso próprio cérebro para enfrentar determinados eventos.

Freqüentemente, os eventos surgem de um conflito psíquico real entre nossas necessidades e impulsos e/ou que nossa mente nos impôs.

 
São ações automáticas que ocorrem em situações conflituosas de forte estresse psicológico gerado por uma luta interna na qual nossa mente não consegue encontrar uma solução fácil.
 
Em alguns casos, no entanto, essas estratégias são prejudiciais às nossas vidas porque representam obstáculos que tornam mais difícil a caminhada em direção aos nossos objetivos.

Logo, a autossabotagem é o conjunto de todas as ações que colocamos em prática, de forma consciente ou inconsciente, que nos levam a dificultar o alcance de nossos objetivos a longo prazo.

 
Essa forma de defesa é causada por vários fatores, como ter expectativas muito altas, ou buscar o perfeccionismo em tudo, levando-nos a pensar que não somos capazes de realizar determinadas ações.
 
No exato momento em que conseguimos agir, nos autossabotamos por medo do fracasso, então, criamos estratégias em favor desse sentimento de incapacidade.  Portanto, parte do pensamento negativo, surge do medo de falhar. Nossa mente tenta nos proteger de sentimentos ou situações desagradáveis ​​ao mesmo tempo em que desenvolve uma intolerância à incerteza.
 
Em suma, preferimos a certeza do fracasso e da previsibilidade ao desconhecido, tornando-nos assim os nossos piores inimigos.


 
 
E por qual razão nos sabotamos?
 
As causas podem ser as mais diversas, como:
 
Medo do desconhecido;
Expectativas muito altas;
Sentimento de incapacidade;
Baixa autoestima;

Não saber lidar com imprevistos;
Não estar preparado emocionalmente para uma determinada situação.
 
A autossabotagem pode se originar na infância devido a uma experiência negativa que não foi totalmente superada. Nem sempre conseguimos curar algumas cicatrizes de nossa infância, e isso nos leva a adotar comportamentos que não são atribuíveis à consciência, mas ditados pela parte mais oculta de nossa psique
 
É comum surgir um sentimento de indecisão e medo, o que dificulta a tomada de decisões e ações para atingir o seu propósito. As escolhas e ações que se aproximam do objetivo são boicotadas inconscientemente.
 
Esses sintomas algumas vezes não são fáceis de reconhecer, especialmente se sustentados pela dúvida de querer ou não aquele resultado específico. Para isso é essencial que você aprenda a se conhecer e entender o que realmente deseja concretizar na sua vida, para poder dominar a sua mente.

Só assim podemos nos libertar de todos os obstáculos que impedem de alcançar nossos objetivos e a realização de nossos sonhos.

 

 



Israel, Gad Adler  - filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional, espiritual e da consciência para uma vida melhor, além de  administrar o site:www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.

Insta: @melhor.maneira
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC8AsBDCFpRuSiLlSXFhOUGQ
www.melhormaneira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados