Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Por que os números de cardiopatas não param de subir no Brasil e no mundo?

Especialista fala sobre sinais de alerta para evitar as doenças que afetam o coração 

 

Não é nenhum segredo que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo inteiro. Só no Brasil, até setembro de 2020, já são mais de 290 mil óbitos causados apenas por doenças do coração. A hipertensão, principal alerta de que as coisas não andam bem com o coração, é uma das condições mais comuns em nosso país, atingido cerca de 70 milhões de pessoas, segundo dados Ministério da Saúde.

Para aqueles que não tem muita familiaridade com o assunto, a maioria das doenças que afeta o coração pode ser evitada com uma simples mudança de hábito. Entretanto, os números de cardiopatas não param de subir no Brasil e no mundo. Por quê?

Para ajudar a entender essa questão, o Dr. Elcio Pires Junior, cirurgião cardíaco membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular conta que tudo se resume ao estilo de vida moderno que adotamos hoje. “Vivemos uma época em que trabalhamos muito, dormimos pouco, comemos mal e não nos exercitamos como deveríamos, isso reflete em todo o organismo, através da obesidade, do diabetes tipo 2 e nas doenças do coração”, alerta o especialista.



Como essas doenças afetam o coração?

A obesidade, além de aumentar as chances de criar a resistência insulínica, também favorece para a rigidez das artérias, sinal vermelho para o infarto, pois faz com que o coração faça mais força para bombear o sangue, caracterizando a hipertensão. "A aterosclerose, placas de gordura que se depositam no interior dos vasos, podem uma obstrução, impedindo que o sangue chegue ao coração. Quando isso acontece, as células do coração são prejudicadas. Por isso o nome, infarto do miocárdio", conta o médico.

Quando falamos de diabetes, as altas taxas de açúcar no sangue, causadas pela deficiência na produção ou no uso da insulina, provocam inflamações no organismo, o que facilita também facilita a formação das mesmas de placas de gordura nos vasos. "Um paciente que tem diabetes pode chegar a dobrar ou triplicar as chances de desenvolver uma doença cardíaca”, explica o especialista.  

Como evitar as complicações com o coração


A melhor forma de prevenir as doenças do coração desde cedo é uma mudança de hábito: sair do sedentarismo e cuidar da alimentação. A prática de exercícios físicos diariamente e uma alimentação saudável rica em verduras, legumes e frutas ajudam a proteger o coração.  

“Vale lembrar que estes pequenos hábitos não protegem só o coração, mas o organismo como um todo. A chave da saúde e da longevidade está, justamente, em na alimentação e nos exercícios físicos. Não espere que estes cuidados virem obrigações para incluí-los em sua vida”, finaliza o cirurgião.

 




Dr. Elcio Pires Junior - coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.

facebook.com/Dr-Élcio-Pires-Júnior-Cirurgião-Cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior www.instagram.com/drelciopiresjr       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados