Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Pandemia potencializa risco de morte em pessoas cardíacas

Quarenta por cento dos óbitos ocorridos pela Covid-19
estão relacionados às doenças cardiovasculares


Há 20 anos, foi instituído, em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração. A data tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância da atenção às doenças cardiovasculares, para que haja melhora na prevenção e diminuição do número de casos graves. Neste 2020 tão atípico para a saúde global, a contaminação pelo novo coronavírus tem apresentado quadros mais graves em pessoas com comorbidades. Por isso, a data tem um apelo maior quanto à importância da detecção precoce desses males, já que quase metade das vítimas fatais da Covid-19 estava acometida por alguma enfermidade cardíaca.

Dentre os problemas cardiovasculares, um dos mais comuns é a Fibrilação Arterial (FA), doença crônica que, se não controlada e tratada, pode desencadear um Acidente Vascular Cerebral (AVC) incapacitante. Isso aumenta drasticamente os riscos de vida e causa sérios danos e sequelas nos pacientes.

A FA está diretamente ligada à parte superior do coração, chamada de átrio, cavidade que recebe o sangue venoso. Em um órgão saudável, as quatro câmaras existentes, que são o átrio direito, o esquerdo, ventrículo direito e o esquerdo, batem em um padrão rítmico e constante. Quando o coração está acometido pela FA, o bombeamento de sangue torna-se fraco e se acumula nos átrios. Quando isso acontece, um coágulo pode formar-se nessas cavidades, aumentando o risco de derrame.

Além disso, quando partes desse coágulo soltam-se e entram na corrente sanguínea por meio das artérias, o fragmento pode ser grande o suficiente para interromper o fluxo daquele vaso, causando assim a embolia. Em decorrência disso, parte do cérebro ficará sem oxigênio presente no sangue, fazendo com que as células nervosas parem de funcionar, ocasionando um AVC.

Apesar de a doença muitas vezes ser assintomática, algumas pessoas podem perceber mudanças que servem como indícios de possíveis problemas cardíacos. Exemplos: batimentos cardíacos rápidos e irregulares, tonturas, dores no peito e palpitações. "É importante salientar que a detecção da FA seguida do tratamento adequado pode reduzir o risco de AVC em até 68%" ressalta Diego Hernandez, gerente de produtos da MedLevensohn. Uma alternativa eficaz de prevenção é o AFIB, monitor de pressão arterial capaz de identificar a fibrilação atrial antes que o quadro se agrave.



Mortes por doenças cardiovasculares em 2020

Segundo indicador da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares causaram a morte de 300.245 pessoas entre o dia primeiro de janeiro e 28 de setembro de 2020. São mais de 1.100 óbitos por dia, cerca de 46 por hora ou um a cada 1,5 minutos (90 segundos).

Essas enfermidades causam o dobro de mortes do que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais do que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais do que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS. A SBC estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros terão morrido por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes, segundo a entidade, poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.






MedLevensohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados