Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Periodontite: Técnica inovadora diminui necessidade de cirurgia para doença que atinge 90% da população

 Tratamento menos invasivo reduz pela metade dor e inchaço no pós-procedimento


A periodontite é caracterizada pela destruição dos tecidos de sustentação dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença, que tem como uma das principais consequências a perda dos dentes, atinge cerca de 90% da população em todo o mundo.

Um sistema imunológico suscetível e a falta de uma higiene bucal eficiente estão entre as principais causas das doenças periodontais. A prevenção é a melhor maneira de evitar esses casos. Mas, quando é necessário tratamento, a tecnologia é uma grande aliada para evitar a perda dentária. Um dos produtos mais conhecidos no setor odontológico há 25 anos é o Emdogain, que já foi utilizado em mais de dois milhões de tratamentos em todo o mundo. A solução conta com mil publicações científicas e outras 600 clínicas.

Para aprimorar esta técnica, o Grupo Straumann acaba de lançar o Emdogain Flapless. Os resultados clínicos em vários países mostram cirurgias com metade do tempo em consultório, além de menos dor e recuperação mais rápida. “O Emdogain Flapless vem com aplicador para o procedimento de raspagem e aplainamento radicular sem abertura do retalho. O produto é uma alternativa para o tratamento de limpeza e regeneração de bolsas periodontais de 5 até 9 mm sem a necessidade de cirurgia, em pacientes sem defeito de furca e com controle de placa adequado. É algo inovador porque até o momento não existia uma alternativa tão confiável e acessível sem cirurgia”, explica a gerente de treinamento e educação do Grupo Straumann, Carolina Castro.


Menos dor e inchaço

Quando o assunto é odontologia, diminuir o tempo de cadeira para o paciente e proporcionar um atendimento mais rápido, previsível e menos invasivo são metas que ganham forças quando se refletem em um pós-procedimento melhor. “Temos um estudo que aponta que 42% das bolsas periodontais poderiam ser tratadas com o Emdogain. E com a versão mais atualizada, a flapless, a diferença do diâmetro da agulha cai de 1.1mm para 0.6mm. A área de anestesia é menor e o manuseio, mais fácil e rápido”, comenta Carolina. 

A satisfação e qualidade de vida para quem precisa desse tratamento tendem a ser maiores, já que ele reduz os números de inflamação sistêmica na fase aguda em até 25%, além da dor e do inchaço caírem pela metade. De acordo com os especialistas, com o Emdogain FL, o procedimento será tão eficiente quanto se uma cirurgia tivesse sido realizada. Além disso, também há um ganho para o profissional. "Os cirurgiões gerais, por exemplo, vão conseguir reter quem realmente necessitaria ser encaminhado para cirurgia.  E o periodontista vai conseguir liberar tempo para outros procedimentos, economizando até 50% do tempo no consultório em relação às cirurgias convencionais”, reforça o vice-presidente de Marketing e Educação do Grupo Straumann, Slahedinne Zidi. 

 



Group Straumann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados