Cenário de trabalho em casa, experimentado por inúmeras empresas, exige habilidades e comunicação assertiva das lideranças, avalia o CEO da Prime Talent, David Braga.
Em um ambiente corporativo, o líder precisa ser
aquela pessoa que dá o direcionamento, leva motivação e engaja os
colaboradores. No atual cenário de pandemia, em que uma grande parcela dos
profissionais está trabalhando no modelo home office, os desafios se mostram
ainda maiores. Entre eles, está adotar novos métodos e apurar a capacidade de
observação para conseguir identificar os talentos, uma vez que a gestão a
distância deverá permanecer, em diversos casos, mesmo após o fim da necessidade
de isolamento social.
O CEO e heahunter da Prime Talent, David Braga,
argumenta que é preciso agir com sabedoria. “É necessário, mais do que
nunca, que as lideranças coloquem em prática as soft skills, ou
seja, as competências e habilidades – como resiliência, planejamento,
comunicação eficaz, orientação para resultados, criatividade – para liderar à
distância”, pontua. Sendo assim, ele ressalta que uma forma de acompanhar os
colaboradores e definir promoções na empresa é pelo monitoramento dos
resultados, também conhecido como performance. Para isso, o estabelecimento de
confiança com os liderados é primordial, além de delegação e observação, na
prática, das competências e habilidades.
O olhar atento do líder, portanto, se torna ainda
mais relevante. “O comportamento das pessoas, a capacidade de aprendizagem e de
adaptabilidade, as entregas realizadas mesmo em um momento de pressão têm sido
o grande diferencial. Sabe quem são, usualmente, os profissionais promovidos?
Aqueles que estão sempre prontos aos novos desafios, que são ousados,
destemidos e que buscam novos conhecimentos constantemente”, detalha Braga, que
é especialista na busca e seleção de executivos de média e alta gestão em todos
os setores da economia na América Latina.
Nesse contexto, a comunicação é extremamente
importante, tanto para alinhar os funcionários sobre os próximos passos da
empresa, quanto para receber as informações e sugestões que possam contribuir
para o bom andamento do home office, para impulsionar os
resultados da corporação e para a identificação dos talentos que vão surgir.
“Empresas que proporcionam excelentes canais de comunicação são as mesmas que
encontram caminhos alternativos em meio às crises”, pontua o headhunter.
Essa atenção especial dos líderes a todo esse
ecossistema também é essencial para garantir que os funcionários continuem a
manter suas entregas com eficácia e eficiência. Cabe aos gestores se certificar
de que os profissionais têm toda a infraestrutura necessária (boa conexão,
computadores e softwares compatíveis às funções e entregas, mobiliário etc.),
pois isso pode impactar diretamente na performance. Para identificar esses gaps,
as conversas permanentes são fundamentais.
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