Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

29 de Setembro - Dia Mundial do Coração

Estudos apontam a importância da Vitamina D para saúde do coração


Com ação direta no músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento de sangue para todo o organismo, nível ideal de vitamina D pode reduzir em até 30% o risco de sofrer algum evento cardiovascular


Na literatura médica não faltam estudos que comprovam o impacto do estilo de vida saudável na redução de doenças cardíacas. Praticar exercícios cinco vezes por semana, pelo menos 30 minutos por dia, e manter uma dieta equilibrada rica em minerais e vitaminas, são algumas das iniciativas que, segundo pesquisadores, auxiliam expressivamente na prevenção cardiovascular. 


Outro fator relevante é manter o nível ideal de vitamina D. "A vitamina D é um nutriente essencial escasso em alimentos que poderia ser produzido pela exposição ao sol se nossos hábitos de vida atuais, formas de trabalhar, cuidados com a pele ou outros fatores permitissem. A vitamina D desempenha uma ampla variedade de funções em nosso corpo, o que é reafirmado pela presença de receptores de vitamina D em mais de 37 tecidos humanos diferentes. Existem vários mecanismos que apoiam o papel da vitamina D na saúde cardiovascular, na inibição da inflamação, na prevenção da calcificação vascular, na regulação da homeostase da pressão e do volume sanguíneo, no controle do metabolismo da glicose, entre outros", explica Héctor Cori, Diretor Científico da DSM Nutrição e Saúde Humana. 


Diversos estudos apontam que a vitamina D tem relação com as contrações musculares, logo, agindo diretamente no músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento de sangue para todo o organismo. Um estudo produzido pela Universidade de Bergen, na Noruega, por exemplo, destacou que manter o nível ideal de vitamina D pode reduzir em até 30% o risco de sofrer algum evento cardiovascular. 


Entidades de classe recomendam que o nível ideal de vitamina D no organismo seja de 20 a 60 nanogramas por ml. Com a pandemia de Covid-19, pessoas enquadradas como grupos de risco devem estar com níveis entre 30 e 60 nanogramas por ml. 


Também responsável pela saúde dos ossos e atuação nos sistemas imunológico e endócrino, sua ausência pode acarretar problemas em todas essas áreas. A suplementação é indicada por especialistas em casos de falta ou baixo índice no corpo.


Dia Mundial do Coração

No emblemático ano 2000, a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation-WHF) instituiu o dia 29 de setembro como o "Dia Mundial do Coração". O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a saúde cardíaca, importância da prevenção e diagnóstico precoce e ressaltar a adoção de hábitos saudáveis.



Dr. Good


Referência: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3449318/figure/F1/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados