Pesquisa
da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, revela ainda que 58% das
pessoas já começaram a pesquisar por ofertas, e 7% pretendem comprar algo para
si mesmo
]Está chegando o dia das crianças, uma das datas
mais importantes para o setor comercial, e os e-commerces estão se movimentando
para atrair clientes. A expectativa - e o objetivo - é de faturamento alto em
2020, assim como em 2019, quando o setor chegou ao montante de R$3 bilhões,
como mostra uma pesquisa feita pela Social Miner , empresa que une dados de consumo, tecnologia e
humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, em parceria com a
Opinion Box. Se depender dos 62% que responderam que querem comemorar a
data, sendo 40% deles presenteando, a tendência de crescimento nas vendas
dos comércios eletrônicos - registrada no ano passado e em datas comemorativas
deste ano - deve se consolidar.
E quem é que vai se dar bem e ganhar presente no dia das
crianças?
48% pretendem presentear os sobrinhos, 42% os filhos, e, como podemos ver no gráfico abaixo, 7%
vão aproveitar para comprar presentes para si mesmo - ponto de atenção aos
comerciantes, que podem aproveitar para fazer promoções de produtos para
adultos também.
*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer
Dentre os consumidores das classes A e B, 57%
pretendem ir às compras, enquanto entre as classes C,D e E o número cai para
37%. E, falando em ir às compras, 58% dos que vão presentear alguém já
começaram a pesquisar itens em oferta.
Segundo Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner, o
ideal é antecipar e estender suas ofertas, aproveitando o aumento no tráfego
para cadastrar novos potenciais clientes e já ir aquecendo sua base com
condições especiais, e, na reta final, apresentar vantagens como descontos no
frete ou entrega expressa, para conquistar os consumidores mais atrasados e
garantir boas vendas durante todo o período.
Entre as categorias que devem ser as mais procuradas, estão: Brinquedos, com 77% das intenções de compra; Jogos, com 35%; Moda e Acessórios, com 29%; e Eletrônicos, com 25%
*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer |
*dados referentes aos 40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de lazer |
51% pretendem gastar de R$50 a R$200 em presentes. Quanto à forma de pagamento, 62% devem usar cartão de crédito para parcelar as compras, 40% cartão de débito para comprar à vista, e 38% querem comprar no dinheiro.
Como as pesquisas da Social Miner sobre o Futuro
do Consumo e Futuro do Varejo mostraram, a jornada de compra tem sido omnichannel
- e assim deve permanecer. Neste dia das crianças, por exemplo, 42% dos
consumidores vão preferir comprar online e receber em casa, e 22% pretendem
ter uma experiência híbrida, transitando pela loja física e online antes de
efetuar a compra.
*dados referentes aos
40% dos consumidores que pretendem celebrar a data com presentes ou serviços de
lazer |
Um dado que não podemos deixar de considerar é sobre os que não vão comprar presentes. Entre aqueles que pretendem celebrar a data, mas não indicaram a pretensão de comprar presentes ou serviços de lazer, 42% tomaram esta decisão porque precisam economizar. No entanto, 62% disseram que se encontrarem preços baixos, podem mudar de ideia e consumir, 32% podem até comprar se o frete compensar, e 30% se considerarem o prazo de frente interessante.
Diante dessa possibilidade de mudança de opinião
dos potenciais consumidores, e para incentivar as comprar num geral, cabe ao
comércio criar campanhas que atendam às necessidades dos clientes. "Para
se dar bem e otimizar suas estratégias, é essencial entender quem é o público
do evento e o que ele espera das marcas", conclui o CEO da Social Miner.
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