Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

A importância dos cuidados com o coração em tempos de pandemia de Covid-19

Cuidar do coração tornou-se ainda mais importante diante do momento em que vivemos. A pandemia do novo coronavírus colocou à prova a saúde de corações pelo mundo todo. Já é de conhecimento de todos que pacientes com doenças cardiovasculares possuem riscos maiores quando contraem o vírus

 

Os cuidados com o coração precisam acontecer em todos os dias do ano. Mas e em tempos de pandemia de Covid-19, o que fazer para não deixar a saúde do coração de lado? O mês de setembro é o mês em que as atenções se voltam aos cuidados com as doenças cardiovasculares com o "Setembro Vermelho”. E no dia 29 é celebrado no mundo todo o dia do Coração. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a os perigos que os problemas cardíacos podem provocar, promovendo também, desta forma, a prevenção.

 

A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) estima que até o final de 2020 cerca de 400 mil brasileiros perderão suas vidas devido a doenças relacionadas ao coração e a circulação sanguínea. No entanto, muitas delas poderiam ser evitadas com orientação médica e os cuidados preventivos adequados.


De acordo com o Diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Cardiologista e Clínico Geral, Dr. Abrão Cury, campanhas como o "Setembro Vermelho” servem para que a população saiba a importância de manter uma rotina de vida saudável. "Quanto mais as pessoas conhecem sobre as doenças que afetam o coração, mais motivadas elas ficam para mudar hábitos prejudiciais à saúde”, explica o Dr. Abrão Cury.



Cuidados com o coração e pandemia de Covid-19


Cuidar do coração tornou-se ainda mais importante diante do momento em que vivemos. A pandemia do novo coronavírus colocou à prova a saúde de corações pelo mundo todo. Já é de conhecimento de todos que pacientes com doenças cardiovasculares possuem riscos maiores quando contraem o vírus.

 

"A infecção pelo vírus pode favorecer o aparecimento de inflamações do miocárdio (músculo cardíaco), e o coração pode ser enfraquecido, causando uma insuficiência cardíaca. Pode inflamar os vasos sanguíneos também. A prevenção as doenças do coração está associada à adoção de hábitos saudáveis de vida. Por isso, para manter o bom funcionamento do coração é importante não descuidar da alimentação e das atividades físicas. Incluir frutas, vegetais e legumes nas refeições e não se esquecer de tomar água, bem como a prática de exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários”, esclarece Dr. Cury.


Entre as principais complicações cardíacas que podem acometer o paciente estão: arritmias, angina de peito, miocardite, hipertensão, doenças das válvulas cardíacas e doenças congênitas. A realização do check-up cardiológico regular é uma medida de fundamental importância para a detecção e prevenção de doenças. Como algumas não apresentam sintomas clínicos, o acompanhamento com o cardiologista permite que uma alteração seja verificada logo no início.

 

Prevenir é o melhor remédio:

O check-up é fundamental, também, para quem deseja iniciar uma nova atividade física. Através dos exames será possível indicar a modalidade e carga de treino ideal para o paciente.O check-up é recomendado pelos especialistas ao menos uma vez por ano, a partir dos 30 anos. Pacientes com histórico de doenças cardiovasculares na família devem começar na idade adulta, ou seja, a partir dos 18 anos”, orienta o cardiologista.

Nunca é demais lembrar que pessoas com doença cardiovascular, com diabetes, com obesidade, com hipertensão arterial são pessoas mais vulneráveis as formas mais graves da COVID-19. Este ano, a Federação Mundial de Cardiologia pede cuidado com os pacientes portadores de doenças cardíacas, principalmente as doenças coronárias, doenças do músculo cardíaco, das válvulas e a doença de Chagas. 


Para as pessoas com problemas de saúde subjacentes, como doenças cardíacas, a mensagem é que seu hospital, pronto-socorro ou consultório médico é seguro e, se você precisar ir, deve ir. “Os riscos de ataques cardíacos e derrames superam em muito o risco de contrair a COVID -19 e o tempo é realmente essencial quando surgem problemas cardíacos. Vale lembrar que a telemedicina nunca será um substituto ao atendimento presencial, nem deve ser interpretada como uma medida a ser tomada pelo fato de que as visitas ao hospital se tornaram inseguras, o que não é verdade”, alerta Dr. Abrão Cury.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados