Seis maneiras pelas quais a inovação em alimentos e bebidas
está evoluindo em face do COVID-19
Pesquisa ADM OutsideVoice mostra como a
pandemia da COVID-19
está impactando as atitudes, as prioridades e
o comportamento do consumidor, e como influencia a indústria alimentícia
A ADM, líder global em
nutrição, identificou seis mudanças comportamentais emergentes que
impulsionarão a inovação de produtos pela indústria alimentícia e que tendem a
crescer nos próximos meses.
"As atitudes,
prioridades e comportamentos dos consumidores estão mudando
significativamente", afirma Ana Ferrell, vice-presidente de Marketing da
ADM. "Esta evolução oferece uma oportunidade única para empresas de
alimentos e bebidas que buscam o futuro, trazendo um conjunto de novos produtos
pioneiros ao mercado."
Dados da pesquisa ADM
OutsideVoice℠ mostram que 77% dos consumidores têm a intenção de
manterem-se saudáveis no futuro. Por isso, os fabricantes de alimentos e
bebidas que conseguirem equilibrar os aspectos relativos à saúde e ao bem-estar
conjugados com a acessibilidade desses produtos têm maior probabilidade de
conquistar os consumidores.
A ADM identificou seis
mudanças comportamentais que criarão oportunidades para os fabricantes de
alimentos e bebidas ganharem participação de mercado em um ambiente de negócios
cada vez mais incerto.
Foco
crescente na saúde intestinal e na conexão da função imunológica
Globalmente, 57% dos
consumidores relatam estarem mais preocupados com sua imunidade como resultado
da COVID-19(1). Conforme os consumidores esforçam-se para aumentar sua
imunidade, eles estão se tornando mais informados sobre o papel do microbioma
humano no suporte à função imunológica e no bem-estar geral das pessoas.
Produtos que contêm probióticos e pós-bióticos podem beneficiar o microbioma e
já estão ganhando força no mercado.
Alimentos
à base de plantas torna-se mainstream
A pesquisa ADM
OutsideVoice℠ mostra que, nos EUA, 18% dos consumidores de proteínas
alternativas compraram sua primeira proteína vegetal durante a pandemia, e
quase todos (92%) relatam que, provavelmente, continuarão comprando produtos
alternativos à carne(2). Na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, 80% dos
consumidores afirmam que, provavelmente, continuarão consumindo carne vegetal
depois da COVID-19(2), de acordo com a pesquisa ADM OutsideVoice℠. Saúde, segurança e
conveniência são citados como os principais motivadores de compra, e os
produtos que oferecem nutrição excepcional e uma experiência sensorial de alta
qualidade estarão preparados para o sucesso.
Uma
nova perspectiva sobre controle de peso e saúde metabólica
As consequências da
pandemia para indivíduos com hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares
estão levando os consumidores a olharem para o controle de peso e para a saúde
metabólica sob um novo ponto de vista. A pesquisa ADM OutsideVoice℠ descobriu que 51% dos
consumidores estão preocupados em estarem menos ativos ou terem ganhado peso
durante a pandemia. Essa preocupação provavelmente aumentará a demanda por
soluções funcionais que apoiem o bem-estar metabólico e o controle de peso saudável.
Equilíbrio
entre autocuidado, bem-estar emocional e nutrição
As circunstâncias
difíceis decorrentes da COVID-19 aumentaram os sentimentos de ansiedade e
estresse. A pesquisa ADM OutsideVoice℠ descobriu que 35% dos consumidores estão preocupados com a
saúde mental(2). As pessoas estão procurando novas maneiras de melhorar seu
bem-estar mental durante esses períodos estressantes, incluindo permissão para
consumir alimentos e bebidas indulgentes e reconfortantes. Mas precisam moderar
esse desejo com a necessidade de controle de peso e, por isso, buscam um
equilíbrio geral cuidadoso entre indulgência e boa nutrição.
Alimentos e bebidas
concebidos para elevar o humor, manter a energia e reduzir o estresse crescerão
em popularidade nos próximos meses e anos. A ADM também projeta novas
oportunidades para alimentos reconfortantes, petiscos e assados que ofereçam
ingredientes ricos em nutrientes e benefícios funcionais à saúde.
Nutrição
é pessoal
À medida que a
COVID-19 aumenta a conscientização do consumidor sobre os fatores de risco para
a saúde individual, a demanda por produtos que oferecem soluções de saúde e
bem-estar sob medida, e altamente personalizadas, vai decolar. Segundo a
pesquisa ADM OutsideVoice℠, 49% dos consumidores acham que cada indivíduo é único e
exige uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, enquanto 31% deles
já estão comprando mais itens personalizados para saúde e nutrição. Produtos
com foco na prevenção de doenças, autocuidado e bem-estar geral atrairão cada
vez mais a atenção dos consumidores(2).
Uma
mudança nos valores de compra
Um maior foco na saúde
está levando a um aumento inesperado nos gastos do consumidor com saúde e
bem-estar. De acordo com a pesquisa ADM OutsideVoice℠, 48% dos consumidores
planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar(2). Ao mesmo
tempo, as preocupações manifestas em torno do declínio econômico generalizado
levaram a uma mudança nos valores de compra, incluindo a crescente demanda por alimentos
básicos, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o
tráfego para varejistas de baixo custo.
"Essas mudanças
comportamentais provavelmente persistirão bem após o pico da crise pandêmica.
Nós, da ADM, respondemos a elas com o desenvolvimento de soluções
personalizadas, com o objetivo de dar à indústria de alimentos e bebidas uma
vantagem competitiva em um mercado em constante mudança", completa Ana
Ferrell, vice-presidente de Marketing da ADM.
ADM
(1)
FMCG GURUS: Twelve Step Guide for Addressing COVID-19 in 2020 and Beyond, April
2020
(2) ADM OutsideVoiceSM
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