Quando falamos de marketing digital, é muito importante saber quais serão os canais, público-alvo e tipo de conteúdo a serem trabalhados, pois não ter um bom planejamento para realizar a aquisição de tráfego para sua marca pode fazer com que todo o material seja perdido e o público em potencial não seja alcançado.
Mas
como fazer isso? De que maneira podemos saber quais os melhores meios e
garantir os tão desejados leads? No marketing digital isso é o que chamamos de
canais de aquisição de tráfego, que são responsáveis por entregar as mensagens
aos interlocutores. A partir deles é que o conteúdo possa ser capaz de gerar
interesse, leads, conversões e as desejadas vendas.
O que siginifica o termo canais de aquisição de tráfego?
Você
saberia responder qual é a fonte que traz os melhores resultados para a sua
empresa e em quais canais é preciso disseminar conteúdo para que seu negócio
alcance um número maior de potenciais clientes? É importante ter essas
respostas e conhecer os meios, formatos e plataformas utilizar para que a
distribuição do seu conteúdo de marketing digital seja realmente eficaz.
Sendo
assim, canais de aquisição de tráfego podem ser entendidos como os caminhos ou
meios que o conteúdo percorre até chegar ao público-alvo, ou vice e versa - já
que este também percorre caminhos e utiliza mecanismos para chegar ao conteúdo
da marca.
Ter
conhecimento dos canais de aquisição de tráfego pode melhorar os resultados do
marketing digital da sua empresa, já que, com eles, é possível mensurar quais
valem a pena investir para garantir e aumentar interesse pela marca.
Quais tipos de canais de aquisição de tráfego existentes?
Antes
de investir todos os esforços em um canal de aquisição é importante conhecer
seu público-alvo e ter em mente quais clientes pretende atingir. Para isso, é
preciso compreender sobre os canais existentes - orgânico, direto, de
referência e social - e quais podem ser utilizados pela sua empresa.
O
tráfego orgânico é o mais consolidado e trabalhado pelo marketing digital. Ele
é utilizado por meio das ferramentas de busca, como o Google ou Bing. O cliente
encontra a empresa ou serviço ofertados ao buscar pelas palavras-chave, como
“casas para alugar em Curitiba”. Neste caso, o SEO é uma das estratégias de
marketing digital usada para ranquear nas plataformas de busca e chegar até o
público-alvo.
O
tráfego direto, assim como o nome sugere, é o que leva diretamente para o
produto. Para isso, a marca precisa ter um nome bem conhecido, para que ele
possa digitar diretamente a url do site no buscador.
Já
o tráfego de referência é aquele em que conteúdo tem popularidade entre outros
canais ou marcas e é referenciado em textos de outros meios que não o da
própria empresa. Assim, o link pode ser clicado e o visitante é redirecionado
para o site ou blog.
Por
fim, o tráfego social é o que mais tem crescido com o avanço da tecnologia. O
público-alvo está majoritariamente nas redes sociais e procura por conteúdos da
empresa nesses meios.
Principais canais de aquisição de tráfego
Agora
que você já conhece as especificações dos canais de aquisição de tráfego, é
possível elencar quais deles irão funcionar para o seu negócio e ajudar a
trazer mais visitantes para o site, blog ou produto da marca.
O
e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de manter seu público engajado com
as novidades da empresa, mas, para isso, é necessário captar e-mails e criar
uma boa base de dados. O social deve estar entre as prioridades, já que as
redes aumentam o número de usuários a cada dia. Ter um conteúdo que agregue
valor nessas plataformas irá atrair ainda mais público.
Como
pode ver, são várias as possibilidades de aquisição de tráfego atualmente. O
importante é saber mensurar onde o público-alvo do seu negócio está, para que o
conteúdo não seja disseminado em vão.
Diego
Carmona - fundador e CVO da leadlovers, plataforma de automação de marketing
digital e vendas, é um cientista da computação, empresário da tecnologia há 20
anos, entusiasta do mundo startup e inovação no marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário