Seis maneiras pelas quais a inovação em alimentos e bebidas
está evoluindo em face do COVID-19
Pesquisa ADM OutsideVoice
mostra como a pandemia da COVID-19
está impactando as atitudes,
as prioridades e o comportamento do consumidor, e como influencia a
indústria alimentícia
A
ADM, líder global em nutrição, identificou seis mudanças comportamentais
emergentes que impulsionarão a inovação de produtos pela indústria alimentícia
e que tendem a crescer nos próximos meses.
"As
atitudes, prioridades e comportamentos dos consumidores estão mudando
significativamente", afirma Ana Ferrell, vice-presidente de Marketing da
ADM. "Esta evolução oferece uma oportunidade única para empresas de
alimentos e bebidas que buscam o futuro, trazendo um conjunto de novos produtos
pioneiros ao mercado."
Dados
da pesquisa ADM OutsideVoice℠ mostram que 77% dos consumidores têm a intenção de
manterem-se saudáveis no futuro. Por isso, os fabricantes de alimentos e
bebidas que conseguirem equilibrar os aspectos relativos à saúde e ao bem-estar
conjugados com a acessibilidade desses produtos têm maior probabilidade de
conquistar os consumidores.
A ADM
identificou seis mudanças comportamentais que criarão oportunidades para os
fabricantes de alimentos e bebidas ganharem participação de mercado em um
ambiente de negócios cada vez mais incerto.
Foco
crescente na saúde intestinal e na conexão da função imunológica
Globalmente,
57% dos consumidores relatam estarem mais preocupados com sua imunidade como
resultado da COVID-19(1). Conforme os consumidores esforçam-se para aumentar
sua imunidade, eles estão se tornando mais informados sobre o papel do
microbioma humano no suporte à função imunológica e no bem-estar geral das
pessoas. Produtos que contêm probióticos e pós-bióticos podem beneficiar o
microbioma e já estão ganhando força no mercado.
Alimentos
à base de plantas torna-se mainstream
A
pesquisa ADM OutsideVoice℠ mostra que, nos EUA, 18% dos consumidores de proteínas
alternativas compraram sua primeira proteína vegetal durante a pandemia, e
quase todos (92%) relatam que, provavelmente, continuarão comprando produtos
alternativos à carne(2). Na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, 80% dos
consumidores afirmam que, provavelmente, continuarão consumindo carne vegetal
depois da COVID-19(2), de acordo com a pesquisa ADM OutsideVoice℠. Saúde, segurança e
conveniência são citados como os principais motivadores de compra, e os
produtos que oferecem nutrição excepcional e uma experiência sensorial de alta
qualidade estarão preparados para o sucesso.
Uma
nova perspectiva sobre controle de peso e saúde metabólica
As
consequências da pandemia para indivíduos com hipertensão, diabetes e doenças
cardiovasculares estão levando os consumidores a olharem para o controle de
peso e para a saúde metabólica sob um novo ponto de vista. A pesquisa ADM
OutsideVoice℠ descobriu que 51% dos consumidores estão preocupados em
estarem menos ativos ou terem ganhado peso durante a pandemia. Essa preocupação
provavelmente aumentará a demanda por soluções funcionais que apoiem o bem-estar
metabólico e o controle de peso saudável.
Equilíbrio
entre autocuidado, bem-estar emocional e nutrição
As
circunstâncias difíceis decorrentes da COVID-19 aumentaram os sentimentos de
ansiedade e estresse. A pesquisa ADM OutsideVoice℠ descobriu que 35% dos
consumidores estão preocupados com a saúde mental(2). As pessoas estão
procurando novas maneiras de melhorar seu bem-estar mental durante esses
períodos estressantes, incluindo permissão para consumir alimentos e bebidas
indulgentes e reconfortantes. Mas precisam moderar esse desejo com a
necessidade de controle de peso e, por isso, buscam um equilíbrio geral
cuidadoso entre indulgência e boa nutrição.
Alimentos
e bebidas concebidos para elevar o humor, manter a energia e reduzir o estresse
crescerão em popularidade nos próximos meses e anos. A ADM também projeta novas
oportunidades para alimentos reconfortantes, petiscos e assados que ofereçam
ingredientes ricos em nutrientes e benefícios funcionais à saúde.
Nutrição
é pessoal
À
medida que a COVID-19 aumenta a conscientização do consumidor sobre os fatores
de risco para a saúde individual, a demanda por produtos que oferecem soluções
de saúde e bem-estar sob medida, e altamente personalizadas, vai decolar.
Segundo a pesquisa ADM OutsideVoice℠, 49% dos consumidores acham que cada indivíduo é único e
exige uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, enquanto 31% deles
já estão comprando mais itens personalizados para saúde e nutrição. Produtos
com foco na prevenção de doenças, autocuidado e bem-estar geral atrairão cada
vez mais a atenção dos consumidores(2).
Uma
mudança nos valores de compra
Um
maior foco na saúde está levando a um aumento inesperado nos gastos do
consumidor com saúde e bem-estar. De acordo com a pesquisa ADM OutsideVoice℠, 48% dos consumidores
planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar(2). Ao mesmo
tempo, as preocupações manifestas em torno do declínio econômico generalizado
levaram a uma mudança nos valores de compra, incluindo a crescente demanda por alimentos
básicos, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o
tráfego para varejistas de baixo custo.
"Essas
mudanças comportamentais provavelmente persistirão bem após o pico da crise
pandêmica. Nós, da ADM, respondemos a elas com o desenvolvimento de soluções
personalizadas, com o objetivo de dar à indústria de alimentos e bebidas uma
vantagem competitiva em um mercado em constante mudança", completa Ana
Ferrell, vice-presidente de Marketing da ADM.
ADM
(1) FMCG GURUS: Twelve Step Guide for Addressing COVID-19 in 2020 and
Beyond, April 2020
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