Se você ainda não possui uma conta no TikTok, certamente já se deparou com vídeos "dele" em sua *timeline ou story do Facebook, Whatsapp e Instagram.
Veja a
seguir as 8 principais estratégias que ajudaram o TikTok a se tornar a rede
social mais rápida de todos os tempos:
1.Detalhes
e mais detalhes
O início da
ascensão se deu principalmente à sua capacidade de dar atenção aos pequenos
detalhes.
Primeiro
que sua UI (Interface de usuário) revolucionou a internet possibilitando que
qualquer um crie, edite e poste videos curtos facilmente dentro do próprio *app
automaticamente aparecendo para milhares de outros usuários.
Inclusive
caprichou nos filtros e efeitos especiais divertidos e engraçados que o usuário
pode usar ao criar e editar seus vídeos, gerando emoções positivas em quem
assiste aos vídeos, além de gerar curiosidade para explorar novos filtros.
Sua UX
(experiência do usuário) também não foi deixada para trás. Ao acessar o app
você já entra diretamente no feed de conteúdo e, diferentemente dos seus principais
concorrentes Facebook e Instagram, é imediatamente puxado por vídeos que ocupam
a tela inteira do seu smartphone gerando maior imersão no conteúdo, o que
realmente importa.
2.Parcerias
Apesar do
rápido crescimento inicial, o TikTok acabou tendo sua ascensão reduzida e para
continuar acelerando, apostou em parcerias com celebridades e influenciadores
locais gerando curiosidade em milhões de usuários de outras plataformas,
incentivando sua migração e/ou utilização paralela
Em seguida
partiu para grandes marcas de serviços ou produtos, como a GM (Chevrolet), com
a criação de conteúdos instigantes e divertidos pelas próprias marcas, uma
abordagem bastante diferente do que estão habituadas a ter em outras redes.
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3.Integrações com os campeões
De forma a
reduzir ainda mais o atrito de espalhamento, o TikTok foi atrás de integrar seu
sistema com outras redes sociais já consolidadas na China como os mensageiros
QQ e WeChat, espécies de WhatsApp no país.
Com isso se
tornaria fácil de compartilhar os vídeos do TikTok para pessoas que ainda não
possuíam cadastros, dando um tipo de amostra grátis do que o app pode fazer.
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4.*M&A: Aquisição do Musica.Ly por US﹩ 1B
Em 2017 a
ByteDance, mãe do TikTok adquiriu a Musica.Ly, também chinesa, porém com grande
penetração nos EUA. A aquisição trouxe enormes vantagens competitivas para a
startup como a função de *lip-sync, na qual os usuários podem
sincronizar seus movimentos de lábio e dança com músicas reais, e a parceria
com produtoras musicais ocidentais como a Warner, que permitiu que seus mais
novos lançamentos (músicas) já estivessem automaticamente licenciadas para
utilização sem a necessidade de burocracia e pagamento música a música,
possibilitando o maior engajamento dos usuários mais jovens e antenados.
Além do
mais, a fusão com a Musica.Ly trouxe 200 milhões de novos usuários para o
TikTok, claro.
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5.Made in
China
Não podemos deixar de mencionar que o app nasceu em terras de Jackie Chan e Bruce Lee, onde moram mais de 1,4 bilhão de pessoas. O crescimento dentro da cultura dos grandes centros urbanos chineses, que é de abundância de internet (apesar de regulada) e smartphones proporcionou ultrapassar a barreira dos 100 milhões de usuários mensais ativos e 1 bilhão de vídeos assistidos todos os dias com apenas 1 ano de vida.
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6.Os
Millennials
Ao analisarmos a base de usuários do TikTok, encontramos quase metade dos usuários entre 15 e 25 anos de idade. Adolescentes e jovens adultos dessa faixa etária são seres que estão sempre motivados para criar vídeos cativantes e cheios de energia positiva, além de incessantemente conectados, o que facilita muito o engajamento no app, "aprisionando" os demais usuários que o assistem.
7.COMO O
coronavírus
Uma
excelente tática da empresa para continuar atingindo usuários de outras redes
sociais foi a pequena barreira de compartilhamento criada.
Vou
explicar, para você exportar o vídeo que acabara de gravar e editar, você
primeiro precisa postá-lo na plataforma, garantindo a geração de conteúdo
interno, só assim pode salvá-lo no celular para compartilhar nas demais redes
sociais.
Ainda há a
famosa marca d'água do TikTok na margem inferior da tela em todos os vídeos
compartilhados nas demais plataformas, o que gerou muita curiosidade em todos
que a viam nos posts de seus influenciadores preferidos nas outras redes
sociais como Whatsapp, Facebook e principalmente, no Instagram. Fazendo sua
marca aparecer para milhões de usuários do concorrente de forma orgânica e
espontânea.
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8.E COM O
coronavírus
Durante a quarentena, a estratégia foi incentivar a utilização do TikTok para novos tipos de conteúdos como *Lives, Tutoriais e DIYs (do inglês Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), que são vídeos educativos ensinando diversidades como por exemplo, construir uma escrivaninha à partir de uma velha porta que não lhe é mais útil.
Com a união
desse tipo de conteúdo com a pandemia e epidemia, que "quarentenou"
não apenas os jovens, mas também os adultos, o aplicativo iniciou uma escalada
também nos usuários mais velhos em busca desse tipo de conteúdo regado à
entretenimento.
Conclusão
Assim como
diversas outras startups, o fenômeno TikTok teve seu sucesso baseado
principalmente em planejamento, visão estratégica, boa execução, timing,
flexibilidade e melhoria contínua.
A vida do
TikTok não é apenas um mar de rosas, mas conto isso em num próximo artigo.
Agora em
2020 seu *valuation é de aproximadamente 75 bilhões de dólares.
Glossário
*valuation
= valor da empresa / valor de mercado
M&A =
mergers and acquisitions / fusões e aquisições
*timeline =
linha do tempo / feed de conteúdo
*app =
redução para palavra aplicativo / application
*lyp-sync =
sincronização de lábios
*lives =
vídeos para que seus seguidores assistam ao vivo
Dennis Nakamura - engenheiro e especialista em project finance.
Em 2008, ajudou a fundar uma ONG para apoiar mais de 2.500 jovens estudantes,
de mais de 9 cidades, a descobrirem a melhor forma de trilhar suas carreiras. Como
gestor de 2 UNICÓRNIOS ajudou a aumentar a margem de lucro, aperfeiçoar a
experiência de compra do consumidor e ultrapassar a marca dos BILHÕES por ano. Mentor de
startups para a Oracle Brasil, aceleradora Bluefields ligada à Univ. Mackenzie,
mentor de carreira na Poli-USP, sócio de startups de Foodtech, HRTech,
HealthTech e investimentos.
dennisnakamura.com
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