Escola
Internacional de São Paulo mantém parceria com o Els for Autism Foundation, um
dos principais centros de referência em autismo do mundo. Segundo Censo
Escolar, educação inclusiva está em expansão no Brasil
Para celebrar o dia Mundial da Conscientização do
Autismo, que acontece em 2 de abril, a Associação de Amigos do Autista (AMA)
fará uma mobilização em São Paulo visando conscientizar sobre os desafios de
instituições e familiares que lidam com o autismo. O ato deve reunir milhares
pessoas na Avenida Paulista e na Assembleia Legislativa de SP, nos dias 2 e 3
de abril.
Segundo dados do Censo Escolar 2016, a educação
inclusiva está em expansão no Brasil, mas ainda há muito a avançar para a
garantia do direto à educação de crianças e adolescentes com
deficiência/transtornos globais de desenvolvimento (TDG) e altas habilidades.
Na educação básica, as matrículas de estudantes com
deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento de
altas habilidades (o chamado público-alvo da educação especial) em classes
comuns é 4,5 vezes maior do que em escolas/classes especiais. Ao todo, são
796.486 estudantes em classes comuns ante a 174.886 em classes especiais.
Comparando com a situação há 20
anos, constata-se que houve uma inversão de tendência em prol da inclusão:
em 1998, eram cerca de 200 mil matrículas de estudantes com deficiência/TDG e
altas habilidades na educação básica, das quais 13% em classes comuns.
O dado geral sugere que a inclusão prevalece, e que
a garantia ao direito à educação dessa população está avançando.
Escola referência –
Situada na região central de São Paulo, a Escola Internacional de São Paulo
(que opera atualmente como Red House Internacional School), é referência em
educação inclusiva para crianças superdotadas e com necessidades especiais.
Nesta semana, a escola recebeu a visita de uma das maiores especialistas em
autismo nos Estados Unidos, Erin Brooker Lozott - Diretora de Serviços Clínicos
da Els for Autism Foundation, um dos principais centros de
referência em autismo do mundo.
Erin proferiu treinamento para toda a equipe
pedagógica da escola e acompanhou os casos clínicos mais difíceis. A escola é a
única do Brasil que possui parceria com o Els for Autism.
“Quando começamos a trabalhar com inclusão há
alguns anos, tínhamos como objetivo acolher as crianças com TEA (transtorno do
Espectro do Autismo). Com o tempo, vimos que todas as adaptações curriculares e
todas as orientações dadas aos professores para inclusão de crianças com
autismo acabavam sendo benéficas para todas as crianças”, conta a diretora da
escola, Denise Lam. Hoje, a Escola Internacional de São Paulo recebe cerca de
30% de seus alunos com algum tipo de necessidade especial.
Na prática - Para isso, a escola
buscou as melhores práticas, inclusive com as equipes dos EUA. Adaptações de
materiais, estímulos diferenciados, um Plano Individual de Estudos para cada
aluno e fazeres pedagógicos mais apropriados foram instituídos na escola.
“A dificuldade diante da inclusão é oferecer a
todos possibilidades iguais de desenvolvimento. Há um grande trabalho a ser
levado em conta, que é identificar aonde cada um pode ir, aonde cada um pode
chegar. Dá muito mais trabalho, obviamente, mas os resultados são excelentes e
impactam positivamente na vida deles”, afirma Denise.
Ela explica que, para cada aula planejada pelo
professor, são necessárias adaptações considerando quem estuda naquela sala.
“Adaptamos a mesma atividade para uma criança autista, uma criança com
superdotação, uma criança com déficit de atenção e para todos os outros. O
melhor de tudo isto é que nenhum dos alunos percebe que aquela adaptação é para
ele, ou até que aquilo seja uma adaptação. Nunca se sentirá diferente, incapaz,
esperto demais ou nada disso. As adaptações se camuflam no preparo das
atividades e somente os professores, terapeutas e coordenação pedagógica
conseguem dizer quais são”, conclui.
SERVIÇO
Mobilização pela conscientização sobre os desafios
dos portadores de Autismo
Dias, locais e horários: 2 de abril, às 14h, no Parque Mário Covas, Avenida Paulista, 1853; e 3 de abril, das 9h às 12h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Auditório Paulo Kobayashi
Escola Internacional de São Paulo (Red House
International School)
R. Eng. Edgar Egídio de Souza, 444 - Santa Cecilia, São Paulo
R. Eng. Edgar Egídio de Souza, 444 - Santa Cecilia, São Paulo
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