O número de pessoas
preocupadas com a alimentação cresceu significativamente nos últimos anos.
No próximo sábado, dia 31 de março, será comemorado o Dia da Saúde
e Nutrição no Brasil. E, se tem algo que vem mudando ao longo dos últimos anos
é o cardápio da população brasileira e a sua visão com relação a alimentação
saudável. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no ano passado,
56% dos estabelecimentos gastronômicos brasileiros acreditam que seus clientes
estão mais interessados no consumo de alimentos saudáveis.
Do total entrevistado na pesquisa, mais da metade (53%), observou
um aumento na procura por frutas, 61% disseram que os clientes estão comendo
mais legumes e verduras e 65% disseram ter crescido o consumo de sucos naturais
nos estabelecimentos. Mas alimentação saudável não se resume a isso, em
Curitiba, por exemplo, já existem restaurantes especializados em comida
saudável e criativa, como é o caso do Verd & Co, que vai além das frutas e
saladas e oferece aos clientes um cardápio completo com as mais variadas
opções, que vão de pizzas e hambúrgueres à doces saudáveis.
O objetivo do estabelecimento é desmistificar essa ideia de comida
saudável ser sem graça. “Nosso objetivo aqui no Verd & Co é justamente
esse, desassociar a comida saudável da ideia de comida sem graça. Nosso restaurante
oferece as mais variadas opções que vão do café da manhã ao jantar, os preparos
são frescos, saudáveis e saborosos. Nossos clientes tem as mais diversas opções
para manter uma dieta equilibrada, saborosa e sem sofrimento”, Germano Bohrer
Oppitz, sócio proprietário do Verd & Co.
Atualmente, o Brasil é o quinto no ranking de alimentos e bebidas
saudáveis, com um volume de vendas que ultrapassou os US$ 27 bilhões em 2015, é
o que diz o levantamento da Euromonitor. O levantamento ainda aponta para um crescimento
de mais de 20% do setor para os próximos anos. Para a especialista em
alimentação Fabiana Crivano, esse mercado tem se fortalecido justamente por
causa dessa mudança de hábitos do brasileiro. “A população tem se preocupado
cada dia mais com a saúde, isso faz com que eles busquem novas alternativas
para uma vida mais saudável e busquem opções no mercado para isso”, afirma.
Ainda segundo a especialista, o setor, promissor e de extremo
potencial, deverá continuar sua expansão este ano. Prova disso, é que grandes
empresas vêm procurando investir cada vez mais em produtos de melhor qualidade
e mais saudáveis. “Hoje, a procura por alimentos saudáveis cresce três vezes
mais, que a por alimentos ditos convencionais, esses dados vêm incentivando
empresas a pesquisar e investir nessa área”, detalha.
O aumento no interesse dos brasileiros em adotar um cardápio mais
saudável também tem motivado empreendedores a investirem no segmento. É o caso
da Fit Food, marca especializada em alimentos saudáveis, que utiliza
ingredientes importados para desenvolver produtos exclusivos, funcionais e
ricos nutricionalmente. Focada em um nicho de consumidores que busca por
refeições mais naturais, e com baixo teor de sódio e gorduras, a marca
disponibiliza três linhas de produtos: Massas Funcionais, Massas Sem Glúten e
Snacks Saudáveis. Hoje, com menos de um ano no mercado, a Fit Food já está
presente em todo o Brasil, com distribuição nas principais redes de varejo e
empórios.
Um dos grandes destaques da marca são os biscoitos de arroz,
ideais para substituir por exemplo os doces calóricos. As propriedades
presentes no arroz, como carboidratos saudáveis, proteínas, vitaminas e
minerais, fornecem energia e diversos outros benefícios ao organismo. Além
disso, os quatro sabores de biscoitos (arroz integral natural, arroz integral
multigrãos, arroz com chocolate ao leite e arroz com chocolate amargo),
distribuídos em embalagens de 70g e 10g, contêm fibras que aumentam a sensação
de saciedade, contribuindo com o controle de peso.
Formação profissional
Para atender a demanda do mercado e formar mão de obra
qualificada, instituições de ensino têm apostado em cursos especiais para o
segmento. O curitibano Centro Europeu, principal escola de gastronomia do
Brasil, lançou recentemente seu curso de especialização em Cuisine Santé
(Cozinha Saúde). A atividade, com duração de quatro meses, tem por objetivo o
estudo de um vasto conteúdo relacionado às práticas da alimentação saudável,
trabalhando com temas como cozinha funcional, cozinha orgânica, cozinha
restritiva, comfort food e pães especiais.
“Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de
pessoas que buscam uma vida mais saudável por meio da alimentação, consumindo
produtos de forma equilibrada e seguindo os princípios da sustentabilidade e da
gastronomia responsável. Pensando nisso, chegados ao nosso curso especial,
voltados para chefs de cozinha, nutricionistas e gastrônomos, que capacita os
participantes com técnicas e conhecimentos que os tornam profissionais
diferenciados e sintonizados com as novas exigências do segmento da
alimentação. Essa é uma tendência que chegou para ficar”, completa Rogério
Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.
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