sexta-feira, 31 de março de 2017

Mobilização pelo Autismo: escola referência em educação inclusiva tem 30% dos alunos com algum tipo de necessidade especial



 Escola Internacional de São Paulo mantém parceria com o Els for Autism Foundation, um dos principais centros de referência em autismo do mundo. Segundo Censo Escolar, educação inclusiva está em expansão no Brasil


Para celebrar o dia Mundial da Conscientização do Autismo, que acontece em 2 de abril, a Associação de Amigos do Autista (AMA) fará uma mobilização em São Paulo visando conscientizar sobre os desafios de instituições e familiares que lidam com o autismo. O ato deve reunir milhares pessoas na Avenida Paulista e na Assembleia Legislativa de SP, nos dias 2 e 3 de abril.

Segundo dados do Censo Escolar 2016, a educação inclusiva está em expansão no Brasil, mas ainda há muito a avançar para a garantia do direto à educação de crianças e adolescentes com deficiência/transtornos globais de desenvolvimento (TDG) e altas habilidades.

Na educação básica, as matrículas de estudantes com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento de altas habilidades (o chamado público-alvo da educação especial) em classes comuns é 4,5 vezes maior do que em escolas/classes especiais. Ao todo, são 796.486 estudantes em classes comuns ante a 174.886 em classes especiais.

Comparando com a situação há 20 anos, constata-se que houve uma inversão de tendência em prol da inclusão: em 1998, eram cerca de 200 mil matrículas de estudantes com deficiência/TDG e altas habilidades na educação básica, das quais 13% em classes comuns.

O dado geral sugere que a inclusão prevalece, e que a garantia ao direito à educação dessa  população está avançando.


Escola referência – Situada na região central de São Paulo, a Escola Internacional de São Paulo (que opera atualmente como Red House Internacional School), é referência em educação inclusiva para crianças superdotadas e com necessidades especiais. Nesta semana, a escola recebeu a visita de uma das maiores especialistas em autismo nos Estados Unidos, Erin Brooker Lozott - Diretora de Serviços Clínicos da Els for Autism Foundation, um dos principais centros de referência em autismo do mundo.

Erin proferiu treinamento para toda a equipe pedagógica da escola e acompanhou os casos clínicos mais difíceis. A escola é a única do Brasil que possui parceria com o Els for Autism.

“Quando começamos a trabalhar com inclusão há alguns anos, tínhamos como objetivo acolher as crianças com TEA (transtorno do Espectro do Autismo). Com o tempo, vimos que todas as adaptações curriculares e todas as orientações dadas aos professores para inclusão de crianças com autismo acabavam sendo benéficas para todas as crianças”, conta a diretora da escola, Denise Lam. Hoje, a Escola Internacional de São Paulo recebe cerca de 30% de seus alunos com algum tipo de necessidade especial.

Na prática - Para isso, a escola buscou as melhores práticas, inclusive com as equipes dos EUA. Adaptações de materiais, estímulos diferenciados, um Plano Individual de Estudos para cada aluno e fazeres pedagógicos mais apropriados foram instituídos na escola.

“A dificuldade diante da inclusão é oferecer a todos possibilidades iguais de desenvolvimento. Há um grande trabalho a ser levado em conta, que é identificar aonde cada um pode ir, aonde cada um pode chegar. Dá muito mais trabalho, obviamente, mas os resultados são excelentes e impactam positivamente na vida deles”, afirma Denise.

Ela explica que, para cada aula planejada pelo professor, são necessárias adaptações considerando quem estuda naquela sala. “Adaptamos a mesma atividade para uma criança autista, uma criança com superdotação, uma criança com déficit de atenção e para todos os outros. O melhor de tudo isto é que nenhum dos alunos percebe que aquela adaptação é para ele, ou até que aquilo seja uma adaptação. Nunca se sentirá diferente, incapaz, esperto demais ou nada disso. As adaptações se camuflam no preparo das atividades e somente os professores, terapeutas e coordenação pedagógica conseguem dizer quais são”, conclui.




SERVIÇO


Mobilização pela conscientização sobre os desafios dos portadores de Autismo

Dias, locais e horários: 2 de abril, às 14h, no Parque Mário Covas, Avenida Paulista, 1853; e 3 de abril, das 9h às 12h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Auditório Paulo Kobayashi
Escola Internacional de São Paulo (Red House International School)
R. Eng. Edgar Egídio de Souza, 444 - Santa Cecilia, São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário