Além dos atrasos médicos, a falta de
condições no atendimento à saúde é apontada como a principal causa da violência
contra médicos
Uma boa gestão e investimento em
tecnologia, como aplicativos e agendamento online, ajudam a otimizar o tempo de
espera
O resultado
de uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
(Cremesp) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) em
janeiro e fevereiro deste ano mostra que 59,7% dos médicos e 54,7% dos
profissionais de enfermagem sofreram, mais de uma vez, alguma violência no
trabalho.
Mau
atendimento por conta de atrasos médicos, falta de infraestrutura, de exames e de
medicamentos são os principais motivos para as reclamações e agressões. A
questão dos atrasos, por exemplo, envolve o sistema todo de saúde, não só o
profissional.
De acordo
com o cardiologista e CEO da rede de clínicas CECAM, Anis Mitri, “muitos dos atrasos
não são culpa do médico e, sim, dos serviços de saúde no geral. Há uma
necessária e importante sistematização do atendimento que acaba atrasando a
consulta, mas que, por outro lado, é muito relevante para evitar falhas”,
explica.
Atrasos
médicos X Sistematização do atendimento
O
preenchimento de formulários, manual ou eletrônico, os cadastros e as consultas
de histórico de atendimento e antecedentes acabam fazendo com que o paciente fique
mais tempo no serviço de saúde, mas é relevante para a segurança dele. “Com as
informações importantes em mãos, as chances de ter um erro de prescrição, de
mandar o remédio errado, de pedir exames desnecessários, ou deixar de
solicitá-los, e de indicar um procedimento errado para o paciente são bem
menores”, conta o CEO.
No caso dos
planos de saúde, o atendimento, além de cadastrar os dados da carteirinha,
precisa também entrar em contato com os convênios para pegar a senha de
autorização dos pacientes, o que geralmente pode acarretar mais atrasos.
Como
evitar atrasos
O CEO da
rede de clínicas conta que a tecnologia pode ajudar a otimizar o tempo de
espera dos pacientes. “No CECAM, investimos na coleta de dados antes do
paciente chegar em qualquer uma de nossas clínicas. Temos uma equipe de
atendimento telefônico especializada para o paciente passar todos os dados já
no momento que agenda a consulta ou os exames. A ideia é que o paciente chegue
e faça apenas o check-in eletrônico, em um tablete, ou com a recepcionista”,
conta Mitri.
Outro
investimento que também ajudou a melhorar e agilizar o atendimento e o tempo de
espera para as consultas foi disponibilizar o agendamento online pelo site e
aplicativo da clínica. “O agendamento online também é muito importante porque o
paciente já coloca todos os dados e informações possíveis, o que já adianta
todo o processo”, conclui.
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