Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Aprendizagem + ciência: por que cada vez mais empresas apostam no microlearning

Diversos estudos sobre como os adultos aprendem têm sido conduzidos ao longo das últimas décadas e quase todos apontam na mesma direção: conteúdos fracionados geram maior retenção e favorecem a real transformação das pessoas. Confira 8 benefícios reais do microlearning para empresas e profissionais.

 

Não é só você que tem tido maior dificuldade de alcançar (e permanecer em) um estado prolongado de concentração. Esse é um dos nossos grandes desafios atualmente e, cada vez mais, parece razoável buscar adaptar-se a essa realidade em vez de insistentemente lutar contra isso. É justamente essa a proposta do chamado "microlearning", que tem ganhado protagonismo nos processos de aprendizagem corporativa nos últimos anos e também tem apresentado mais e mais recursos para que as pessoas possam aprender de maneira mais fluida e de acordo com suas demandas do dia a dia.

O microlearning (também conhecido "aprendizagem em pílulas") refere-se ao conteúdo e à entrega de conteúdos otimizados de treinamento. Como regra geral, o conteúdo do microlearning é o mais curto e direto possível, sem sacrificar detalhes importantes. Além disso, o microlearning utiliza as melhores práticas para engajamento e retenção, incluindo: repetição espaçada, fracionamento e conteúdo e entrega que imitam a maneira como resolvemos problemas na vida real.

Assim, uma característica comum do microlearning contempla a aprendizagem "dentro do fluxo" de trabalho. A aprendizagem também pode (deve) ocorrer em dispositivos móveis, permitindo maior flexibilidade e uma série de "estímulos" que apoiam os objetivos educacionais. Na prática, o microlearning bem-sucedido pode ser caracterizado como um processo de aprendizagem que oferece os mesmos ou melhores resultados educacionais que o aprendizado tradicional, utilizando menos tempo de cada aluno.


Aprendizagem otimizada e com base científica

O microlearning é atualmente uma das técnicas de aprendizagem mais promissoras e requisitadas em todo o mundo. Um levantamento do final de 2020 observa que mais de 460 estudos revisados por pares foram publicados sobre o assunto só nos Estados Unidos.

Não por outra razão, plataformas digitais de aprendizagem têm sido centrais para as estratégias de educação de grandes companhias, algo facilmente comprovado pela atuação da GoodHabitz, principal plataforma de aprendizagem online em nível global (e que passou a operar no Brasil em julho de 2022). "A demanda por conteúdos mais fracionados, que possam ser consumidos e absorvidos no fluxo de trabalho ou em breves períodos de tempo (quando surgem cinco, dez ou 15 minutos livres no nosso dia), tem ajudado a direcionar muitos dos nossos esforços para o desenvolvimento de programas com essas características, sem deixar de lado aquilo que é mais importante: a conexão entre aquilo que está sendo transmitido e as estratégias das organizações, nossas clientes", conta Sérgio Agudo, country director da GoodHabitz no Brasil.

Ainda que grande parte dos conceitos psicológicos e educacionais por trás da eficácia do microlearning tenham surgido ainda no século passado, novos estudos têm reforçado o papel de destaque que os processos de aprendizagem fracionados podem ter, especialmente em adultos, que costumam ter mais dificuldade de armazenar muitas informações na chamada "memória de curto prazo". Assim, a maioria das pessoas aprende melhor quando se concentra em um pequeno número de tópicos e consegue manter as distrações afastadas.

Por isso, alguns dos benefícios do microlearning para as empresas e profissionais podem incluir:

  1. Reduz a sobrecarga cognitiva: nada de tentar ser multitarefa quando se está aprendendo; basta focar em um único tópico por poucos minutos e pronto!
  2. É rastreável: cada interação de aprendizagem pode (e deve) ser validada facilmente, para que todos possam acompanhar a evolução do processo.
  3. Acontece literalmente em qualquer lugar: o Uber vai demorar 12 minutos para chegar? Que tal aprender uma nova técnica de respiração enquanto isso?
  4. Ótima relação custo-benefício: tanto no desenvolvimento dos conteúdos quanto em seu consumo assíncrono, o microlearning é altamente favorável em termos de custos.
  5. Engajamento e estímulo real para a conclusão dos módulos: por ser fracionado e direto, os processos de microlearning tendem a apresentar altíssimas taxas de conclusão dos módulos. O engajamento vai lá no alto!
  6. É perfeito para os "momentos de necessidade": nada melhor do que acessar um breve conteúdo (em qualquer linguagem ou formato) bem na hora que surge aquela dúvida sobre como executar tal tarefa, não é mesmo?
  7. É escalável (e funciona em nível global): justamente por ser bastante razoável em termos de custos, o microlearning é altamente escalável e pode ser aplicado em nível local ou global.
  8. É ótimo para complementar outras ações de treinamento: o microlearning não é solução para tudo em treinamento, mas pode ser um ótimo ativo para complementar outras estratégias de T&D.

GoodHabitz
www.goodhabitz.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados