Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Lentes de contato dentais, confira quais são os mitos mais comuns sobre o procedimento

Especialista em odontologia estética Ticiana Campos lista os maiores mitos sobre o uso do método


Resistentes, seguras e muito práticas, as lâminas extrafinas são as favoritas para quem deseja um sorriso mais harmônico e simétrico. Com a popularização entre os famosos dessas lâminas, chamadas de lentes de contato dentais, muitas pessoas começaram a aderir e também algumas inverdades surgiram sobre o procedimento. A odontologista estética Ticiana Campos listou os 10 maiores mitos sobre as lentes dentais.

 

  1. Lentes de contato dental é igual a faceta

Apesar de terem a mesma finalidade, corrigir imperfeições, a principal diferença entre elas é a espessura. Enquanto a lente de contato fica de 0,1 a 0,5 mm, as facetas tem mais de 0,5 mm. Além disso, quando vai aplicar a faceta, é preciso um maior desgaste no dente que irá receber.

 

  1. Pessoas com bruxismo não podem usar

Devido ao desgaste dos dentes quando o paciente sofre de bruxismo, as lentes de contato dentais podem ser recomendadas pelo profissional. Porém, é importante que o paciente use placas para bruxismo na hora de dormir para preservar o novo sorriso.

 

  1. As lentes são um método de clarear os dentes

Não exatamente, apesar das lentes darem uma clareada, a função delas não se resume a isso e, para esse objetivo, são recomendados outros métodos. Como as lâminas são bem finas, podem transparecer caso os dentes estejam com manchas graves ou muito escuras.

 

  1. Precisa desgastar os dentes para colocar

Pode ser necessário um pequeno desgaste na estrutura para o encaixe perfeito das lentes, mas não é regra. Além disso, é importante destacar que a técnica é irreversível e o paciente só pode substituí-las por novas ou por facetas em resina.

 

  1. É preciso ficar sempre trocando

As lentes têm alta durabilidade, chegando de 10 a 15 anos, mas depende dos cuidados higiênicos de cada paciente. A utilização correta do fio dental, a escovação adequada e as consultas regulares ao dentista a cada 6 meses garantem a maior durabilidade das lentes.

 

  1. Não pode usar quem tem dentes fraturados ou lascados

Na verdade, as lentes de contato dentais reparam pequenas fraturas e desgastes dos dentes, sendo indicados pelos odontologistas. Além de cobrir superfícies irregulares, alinhar os dentes, fechar espaços aparentes e melhorar a textura dental.

 

  1. Exige mudança na higiene bucal

Tanto a escovação como o uso do fio dental permanecem após as refeições da mesma forma que antes das lentes. A mudança sentida em relação a higiene bucal são as consultas regulares ao odontologista para conferir o estado das lentes e dos dentes.

 

Ticiana Campos - Mestre em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (CE) com especialização pela Faculdade de Odontologia de Bauru (SP), a Dra. Ticiana Campos descobriu cedo o talento de transformar sorrisos e cuidar da autoestima dos pacientes. Sócia da conceituada Clínica Boutique, a especialista é referência em tratamento humanizado e uma das principais profissionais do Nordeste em procedimentos de harmonização orofacial, lifting de temporal, resinas e odontologia estética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados