Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Faltam poucas horas para a entrega da declaração de imposto de renda

Professor dá dicas para quem deixou para última hora

 

 

O contribuinte que deixou a declaração do imposto de renda para última hora fique atento às dicas do professor Marcelo Rabelo Henrique do Curso de Contabilidade da Strong Business School:

1. Faça um esforço para reunir todas as informações e documentos necessários o mais rápido possível;

2. Use um programa de preenchimento automático, como o e-CAC, que é um serviço gratuito disponibilizado pelo governo; (senha .gov – nível ouro ou prata).

3. Utilize o Manual do Contribuinte para esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento correto das informações e dados;

4. Estude as principais diferenças entre a declaração simplificada e a completa, para saber qual modelo se aplica ao seu caso;

5. Certifique-se de estar utilizando as versões mais atualizadas dos programas para a declaração;

6. Verifique se não há erros ou inconsistências nos dados inseridos;

7. Realize um backup do arquivo da declaração caso seja necessário a retificação posteriormente;

8. Não negligencie os dados se você está enviando a sua declaração tardiamente, provavelmente não teve muito tempo para se aprofundar nos dados. É importante que você verifique a declaração inteira a fim de não negligenciar detalhes importantes, pois isto poderá desencadear auditorias indesejadas;

Caso você não consiga seguir todos os passos acima a dica mais importante é utilize a declaração pré-preenchida para ser usada. Com isso você cumpre o prazo e pode retificar posteriormente sem pagar a multa. Sendo a multa mínima de 165 reais e limitado a 20% do imposto devido para quem não entregar a declaração até o dia 31/05/2023.

Na Strong Business School, um dos centros que visa auxiliar a Comunidade com questões financeiras é o NAF, Núcleo de Apoio Fiscal. Onde alunos do curso de Administração e Contabilidade atendem contribuintes para facilitar o processo do preenchimento da declaração de IRPF. Os alunos que participam do projeto declaram que a experiência prática ajudou-os, aprimorando o aprendizado.

E o NAF é apenas um dos centros de Estudo da Strong Business School, instituição reconhecida pela educação de excelência, seu curso de Administração nota máxima no Enade-MEC e por ser a melhor faculdade da Baixada Santista e melhor faculdade de Negócios do Brasil com campus no ABC Paulista, Alphaville e Osasco.

 

 

Strong Business School



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados